O ato de generosidade do Pastor Tim Jones da Carolina do Norte, EUA, salvou a vida de um homem que ele tinha acabado de conhecer, mas também a própria vida. Ele doou seu rim para ajudar o homem e durante o transplante, foi descoberto um aneurisma que poderia tê-lo matado.
Tim doou seu rim a Don Herbert, um ex-lutador profissional que se tornou cantor gospel, sofria de insuficiência renal e precisava desesperadamente de um doador.
“Eu queria dar a ele uma chance na vida, queria dar esperança a ele”, disse Tim.
Encontro de vidas
O ex-lutador passava por uma igreja na Carolina do Norte, quando ouviu uma música gospel que vinha lá de dentro. Ao entrar, ele conheceu rapidamente o pastor Tim, que era quem tocava a música.
O que eles não imaginavam era o propósito desse encontro. Dias depois, a esposa de Don publicou no Facebook a difícil situação para conseguir um transplante de rim e que o marido corria risco de vida.
Don havia acabado de passar por um transplante de fígado apenas seis meses antes, após mais de uma década doente. Esta operação foi bem-sucedida, mas agora seus rins estavam falhando.
Sabe quem viu a publicação e sentiu que precisava ajudar? Tim, o próprio pastor que ele conhecera dias antes.
“É tão difícil pedir algo tão tremendo e tão humilhante, mas quero que o homem que amo tenha uma vida longa. Quero envelhecer com ele ao meu lado”, escreveu Belinda no Facebook, onde Don tinha 500 amigos.
O transplante
O pastor Tim viu a postagem e imediatamente contatou Don e sua esposa, oferecendo-se para ajudar da maneira que pudesse.
“Eu rezei pela paz com isso e alguns dias depois Deus me deu paz”, disse ele. “Eu disse a minha esposa que vamos fazer isso”.
Ele foi testado e deu compatível com o mais novo amigo. Após uma série de testes e procedimentos preliminares, o transplante foi finalmente realizado no Duke University Medical Center.
Duas vidas salvas
Don ganhou seu novo rim. Mas a operação fez mais do que salvar a vida dele. Quando os médicos abriram Tim, fizeram uma descoberta surpreendente. A cirurgia levou seis horas – o dobro do esperado – porque “encontraram um aneurisma em uma das suas artérias”. Não havia aparecido em nenhum dos testes pré-operatórios.
“Deus usou a história para salvar nossas vidas”, disse Jones ao Post. “Se eu não tivesse ouvido a voz de Deus para doar meu rim, talvez não estaria aqui por muito mais tempo se ele [o aneurisma] rompesse”.
Hoje, os dois celebram já 8 anos de vida nova desde a cirurgia e continuam sendo amigos.
Que história incrível!
Com informações de Inspire More