E os torcedores do Japão continuam dando exemplo! Após a vitória de virada contra a Alemanha, os japoneses se reuniram e limparam o estádio do Qatar, igualzinho ao que fizeram aqui no Brasil na Copa de 2014 e viralizaram pela boa ação. Na época a torcida brasileira copiou a boa ação. Reveja aqui.
Esta semana, fotógrafos conseguiram registrar os torcedores recolhendo garrafas, copos e outros resíduos deixados na arquibancada do estádio Internacional Khalifa.
Antes da partida desta quarta-feira, 23, os japoneses fizeram o mesmo durante o jogo entre Equador e Catar, na abertura da Copa. A Fifa fez questão de parabenizar os japoneses em uma publicação no Twitter.
Leia mais notícias boas:
- Japoneses adotam máscaras sorridentes em loja: todo mundo feliz
- Jogadores japoneses deixam vestiário limpo e agradecem
- Japoneses dão exemplo de novo: limpam estádio após jogo da Copa
Hábito milenar
Apesar de inspirar e chamar a atenção do mundo, a atitude de recolher o lixo do estádio é um hábito comum e milenar da cultura japonesa.
No Japão, acredita-se que é uma forma de cortesia limpar os ambientes para onde os japoneses são convidados, como jantares, festas e shows.
Após os registros da partida entre Japão e Alemanha viralizarem, a Fifa reconheceu a ação dos japoneses em uma publicação no Twitter.
“Depois da grande vitória na Copa do Mundo Fifa, os torcedores do Japão ficaram para ajudar a coletar garrafas plásticas e limpar o estádio”, disse a Fifa.
It’s not only three points that Japan have in the bag.
After their amazing win at the #FIFAWorldCup, @jfa_samuraiblue supporters stayed behind to help collect plastic bottles and clean up the stadium. ❤️#Qatar2022 | #SaveThePlanet
— FIFA.com (@FIFAcom) November 23, 2022
Ver essa foto no Instagram