O espírito do Natal chegou e as ações mais lindas do ano também! Policiais se uniram e levaram brinquedos e carinho para crianças com câncer, internadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista.
Maria José Sobral, enfermeira do HCSA há 22 anos, ficou tão emocionada com a ação que até chorou. “Em todos esses anos, nunca vivenciei um momento como esse. Fico muito feliz em ver que os policiais tiraram um tempo para vir até aqui”, contou.
E foi tudo com arrecadação: “Conseguimos mais de 100 brinquedos, só de doações da sociedade e algumas instituições. Eles vão para as mãos de crianças que estão internadas e, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade. Esses brinquedos acabam fazendo toda a diferença”, disse o policial Isaías Magalhães, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Roraima.
Um dia de festa
A ação faz parte da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, que acontece em todo o Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro).
A distribuição acontece desde 2014, mas teve uma pausa nos anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19. E este ano foi diferente:
O policial contou que outras instituições souberam da ação e quiseram participar, mas não havia estrutura para atender a todos porque os brinquedos doados são fruto de uma campanha de arrecadação que se iniciou nas redes sociais.
“Apesar de Roraima não ter um hospital específico, nós temos o Hospital da Criança, com muitas crianças debilitadas internadas. Por isso, estamos fazendo a entrega de brinquedos e livros, além de trazer música. As crianças gostam muito dos policiais, em especial da PRF”, disse Isaías.
Alegria que emociona
Alegria para crianças, policiais e funcionários.
“O dia já começou com alegria e até o nosso trabalho flui melhor. É um momento de felicidade e descontração para todos, para as crianças e para os servidores”, disse a enfermeira.
A diretora-geral do HCSA, Francinete Rodrigues, agradeceu.
“Recebemos com alegria a proposta da PRF e desejamos que essa parceria se perpetue. A gente sabe que o ambiente hospitalar é um local que muitas vezes é difícil de estar. Mas hoje, essa visita fez muitas crianças felizes”.
Leia mais notícias boas:
- Casal faz livros para crianças com câncer após perder filho para a doença
- Pai cria sistema para crianças com câncer, após perder filho para doença
- Pôneis levam alegria a crianças internadas com câncer em SP
Famílias acolhidas
Tamara Machado, é mãe do Pedro Miguel, de 8 anos, um dos pacientes disse que a visita dos agentes fez toda diferença.
“Desde que chegamos aqui no HCSA, fomos bem recebidos. A cirurgia foi rápida e a recuperação tem sido boa. Nessa idade as crianças são mais ativas e ele acaba ficando triste por estar o tempo todo em uma cama. Mas, hoje, foi diferente. O dia começou com alegria e melhorou até o ânimo”, contou.
O mesmo sentimento teve Suelani Sousa Nascimento. Ela mora em Mucajaí, mas deve passar um período no HCSA acompanhando o filho que passou por uma recente cirurgia na barriga.
“Começar o dia com esse clima animado fez toda a diferença. Assim que viu os policiais entrando pela porta, cantando e tocando, meu filho ficou muito feliz”, contou.
Que tal chamar os amigos e copiar essa boa ação aí onde você mora?
Com informações de Roraima 1