Estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro ganharam 2 mil bonecas pretas de várias profissões. A ação é para inspirar as crianças e mostrar que elas podem ser o que quiserem nessa vida, independentemente da cor e da classe social. (vídeo abaixo)
A professora e fundadora do projeto ‘Era Uma Vez o Mundo’, Jaciana Melquiades, disse que as bonecas distribuidas são ferramentas de representatividade e identidades sociais.
“Entendemos esse brinquedo como uma ferramenta poderosa na construção da identidade afirmativa e positiva das crianças de uma forma geral”, analisou.
O projeto
O projeto ‘Era Uma Vez o Mundo’ foi possível a partir do Edital de Soluções de Retomada, criado pela Shell Iniciativa Jovem.
A partir deste brinquedo, as crianças se veem, se sentem representadas, criam noção de existência, pertencimento e percebem que há também um lugar no mundo para elas.
Ação antirracista
No vídeo postado no Instagram, o projeto conta que, além de levar representatividade, a distribuição das bonecas pretas é também uma ação antirracista:
“Foram mais de 6 horas de encontros com 60 profissionais de Educação, em que dialogamos sobre ferramentas para uma educação antirracista, e compartilhamos o acesso à uma plataforma de facilitação pedagógica”, diz a legenda.
Porque é preciso falar no assunto de uma forma que as crianças entendam e se sintam representadas.
“Podemos mostrar que é possível transformar a educação e debater a pauta racial através do lúdico. Na rede pública, encontramos a maioria das nossas crianças negras, e essa distribuição garante que as pessoas pelas quais criamos nosso negócio tenham acesso ao brinquedo, e a todo potencial de desenvolvimento que ele traz junto”, disse Jaciane.
Que bela ação para ser copiada no país inteiro, não acha?
Veja como foi:
View this post on Instagram
Com informações de Notícia Preta