A dislexia afeta 20% dos leitores, um em cada cinco! Muitos não são diagnosticados e passam pela vida sem saber o que têm, achando incorretamente que não são inteligentes e não têm um futuro positivo pela frente. Mas isso não é verdade.
E a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, criou um curso para mostrar o que a ciência do século 21 está ensinando sobre a dislexia.
O curso também terá depoimentos de pessoas disléxicas conceituadas que venceram na vida. Entre elas, o jogador profissional de basquete Awvee Storey, o governador da Califórnia Gavin Newsom, o ex-presidente e CEO da Cleveland Clinic, Dr. Delos “Toby” Cosgrove, a economista Diane Swonk e o renomado advogado David Boies.
O que é dislexia
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.
O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas. Como sintoma, a pessoa começa a trocar a ordem de certas letras ao ler e escrever.
Entenda: dislexia não tem nada a ver com Q.I. (quociente de inteligênc) mais baixo. Disléxicos se atrapalham com as palavras, mas costumam ir bem nos cálculos, por exemplo.
O comportamento varia também. Há disléxicos desorganizados e outros metódicos; existem aqueles falantes e outros muito tímidos.
A disfunção afeta preponderantemente o sexo masculino: são três meninos para cada menina.
“Superando a Dislexia”
O curso “Superando a Dislexia” será ministrado pela Dra. Sally Shaywitz, para “ajudar para ajudar você, seu aluno ou seu filho disléxico a se tornar um leitor de sucesso”, disse.
Os tópicos do curso incluem:
- Triagem, avaliação e diagnóstico baseados em evidências em crianças, adultos jovens e adultos
- Tratamentos baseados em evidências mais eficazes para crianças, jovens e adultos
- Relação entre dislexia, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Escolhendo a escola, faculdade e carreira certa
- Leis que afetam a elegibilidade para educação especial e acomodações que seu filho requer e merece
“Seja você um pai, professor, formulador de políticas ou disléxico, esperamos informar, inspirar, desestigmatizar, encorajar e aconselhar a aprendizagem deste curso. Estou muito animada para compartilhar esta experiência com você”, convidou Dra. Sally Shaywitz.
Veja como se inscrever aqui.