Pequenos negócios geraram 78% das vagas de emprego no Brasil, revela Sebrae
Pequenos negócios, grandes números de emprego! As micros e pequenas empresas foram responsáveis por pelo menos oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no país no mês de outubro.
É o que mostra um levantamento realizado do Sebrae. E olha que incrível: O total de empregos gerados pelas empresas de todo porte no Brasil no período foi de 159.454 vagas, sendo que apenas os pequenos negócios criaram 125.114 empregos, ou seja, 78,5% do total.
“O comparativo de 2021 com 2022 mostram cenários praticamente idênticos. Analisando apenas MPE (Micro e Pequenas Empresas) e MGE (Médias e Grandes Empresas) observa-se, em ambos períodos, as micro e pequenas empresas sendo responsáveis por aproximadamente 77% dos novos postos de trabalho gerados”, disse em nota Carlos Melles, presidente do Sebrae.
Setores que mais criaram vagas
Entre os sete setores da economia analisados, as micros e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo na construção civil e na extrativa mineral.
As contratações pelos pequenos negócios no comércio também foram bem superiores: quase cinco vezes mais do que a de médias e grandes – 39,1 mil contra 8,3 mil, respectivamente.
Acumulado do ano
No acumulado de 2022, as micros e pequenas empresas do setor de serviços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na construção civil e 262.143 no comércio.
Em 2022, o Brasil acumula 2,320 milhões de novos postos de trabalho. As micro e pequenas foram as grandes geradoras de emprego com 1,661 milhão (71,6%) novas contratações.
A participação das médias e grandes na geração de empregos é de 22% com 513 mil contratações.
“Pelo décimo mês consecutivo, as micros e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, comemorou o Sebrae.
Resultados positivos diante de tudo que passamos, não é mesmo?
Com informações de Agência Sebrae