Só Notícia Boa
Comercial
Alunos ganham prêmio Shell com projeto sustentável para melhorar merenda escolar
15 de dezembro de 2022
- Rinaldo de Oliveira
Os alunos desenvolveram um sistema de aquaponia chamado Yby'y, um meio sustentável de produzir alimentos para a merenda escolar. Fotos: Reprodução/Internet
Os alunos desenvolveram um sistema de aquaponia chamado Yby'y, um meio sustentável de produzir alimentos para a merenda escolar. Fotos: Reprodução/Internet

Olha que legal! Um grupo de alunos de escola pública do Rio de Janeiro desenvolveu um projeto sustentável para produzir alimentos e melhorar a merenda escolar. O projeto inovador ganhou prêmio do Programa Shell de Produção.

Os estudantes são do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Barenco Coelho, em São Gonçalo (RJ) e com auxílio de um professor, criaram um sistema de aquaponia chamado Yby’y – que significa terra e água em tupi-guarani – e criaram um sistema que integra plantas terrestres e aquáticas com os animais.

“Os dois ecossistemas interagem e se sustentam. A excreta dos peixes funciona de adubo para as plantas”, explicou a professora de biologia e coordenadora do projeto, Renata Motta.

Comercial

Tudo de olho na melhoria da merenda escolar: “Apresentamos o projeto na feira de ciências e depois ampliamos para a escola, com a intenção de aumentarmos a oferta de produtos para a merenda“, disse a estudante Beatriz Correa, do grupo Elementares.

Sistema de aquaponia

A aquaponia é um sistema de cultivo que conecta a aquacultura (criação de organismos aquáticos, como peixes, camarões, entre outros) e a hidroponia (produção de plantas sem solo, com raízes submersas na água) em um ambiente favorável para ambos.

Ela é uma alternativa para a produção de alimentos de maneira menos impactante ao meio ambiente, por suas características de sustentabilidade.

Além disso, o sistema pode ser montado com baixo custo e em espaços pequenos. Os estudantes optam por usar garrafas PET. O investimento maior foi para a compra de bombas.

O prêmio

Depois dessa experiência, o Elementares decidiu participar do Programa Shell de Educação Científica.

“Tivemos acesso a uma série de ferramentas que nos ajudou a organizar melhor o trabalho em grupo. Nesse processo, eu descobri coisas que nem imaginava”.

Além de receberem o prêmio, os estudantes, que estão concluindo o ensino médio, criaram um Clube de Jardinagem e Horta para que novos alunos possam dar continuidade ao projeto.

“O mais importante disso tudo foi saber que consigo fazer algo para mudar o lugar onde vivo, que posso mudar a imagem de quem vem da periferia e que posso até ser uma cientista”, concluiu a estudante Beatriz.

Os alunos são do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Barenco Coelho, em São Gonçalo (RJ) . Foto: Reprodução/Internet
Os alunos preocupados com a merenda escolar são do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Barenco Coelho, em São Gonçalo (RJ) . Foto: Reprodução/Internet
Os estudantes optam por usar garrafas PET. O investimento maior foi para a compra de bombas. Foto: Reprodução/Internet
Os estudantes optam por usar garrafas PET. O investimento maior foi para a compra de bombas. Foto: Reprodução/Internet

Com informações de Portal LJ

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial