Olha que incrível! Cientistas da Califórnia, Estados Unidos, anunciaram um feito inédito em fusão nuclear. Isso significa que eles deram um passo gigante para a criação de energia limpa e praticamente ilimitada.
A descoberta foi feita este mês pela equipe no National Ignition Facility do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia – uma instalação do tamanho de um estádio esportivo e equipada com 192 lasers.
A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, chamou o avanço de uma “conquista histórica” em um comunicado.
O que é fusão nuclear
Vamos lá. Fusão nuclear é a reação que ocorre quando dois ou mais átomos são fundidos. Em outras palavras, a fusão atômica envolve a união de elementos leves que dão origem a outros mais pesados liberando energia no processo.
No caso deste estudo, foi a fusão de dois átomos de hidrogênio, cujos núcleos se fundem resultando em hélio.
Energia limpa
A conclusão desse processo seria a geração de energia, produzida sem a emissão de gás carbônico e sem efeitos poluentes.
A diretora de Livermore, Dra. Kim Budil, chamou as tentativas dos cientistas de realizar a ignição por fusão no laboratório de “um dos desafios científicos mais significativos já enfrentados pela humanidade” e elogiou o trabalho dos cientistas de seu laboratório.
“Alcançá-lo é um triunfo da ciência, da engenharia e, acima de tudo, das pessoas”, disse Budil em comunicado. “Atravessar este limiar é a visão que conduziu 60 anos de busca dedicada. Esses são os problemas para os quais os laboratórios nacionais dos EUA foram criados para resolver”.
O caminho ainda é longo, mas os resultados permitem imaginar um futuro com fonte de energia abundante, segura e limpa.
O planeta agradece!
Com informações de Brazil Journal