Uma descoberta que parece até difícil de acreditar! Diversas partituras inéditas do brasileiro Osvaldo Gogliano, mais conhecido como Vadico, foram encontradas em um arquivo morto na Universidade de Illinois, em Champaign, nos Estados Unidos. As músicas foram compostas há mais de 70 anos!
O achado é mérito do músico e pesquisador Franco Galvão, que saiu de São Paulo nessa missão e encontrou um verdadeiro tesouro da música popular brasileira. Para ele, “foi de arrepiar”, como gosta de citar.
Compositor e pianista, Vadico foi parceiro de Noel Rosa em vários sucessos. Compôs a melodia de alguns dos sambas mais famosos do carioca de Vila Isabel, que fazia as letras e cantava as canções.
500 páginas de partituras e 8 músicas
Foram encontradas na universidade mais de 500 páginas de partituras de Vadico. Elas foram recuperadas e digitalizadas:
“Isso só foi possível depois de olhar 501 páginas de partituras, decupar, colocar tudo junto, entrar no computador, nota por nota, para entender o que era”, conta Franco.
“Conseguimos descobrir oito músicas que foram executadas em 1950 e depois nunca mais. E essa descoberta foi muito bonita nesse sentido. Agora, a gente tem acesso a esse material e pode tocá-lo”.
O quebra-cabeça revelou três choros e ainda três peças para orquestra, Prelúdio, Adágio e Fuga, que eram consideradas perdidas. Mas também estavam em Illinois, desordenadas mas preservadas, com anotações de próprio punho do compositor e arranjador.
“Foi muito emocionante. No último dia, eu estava em prantos”, conta o pesquisador.
Quem foi Vadico?
Osvaldo Gogliano, o Vadico, nasceu em São Paulo, no bairro do Brás. Ele é o filho mais novo de uma grande família de músicos.
Para começar na carreira, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde conheceu Noel Rosa e se tornaram grandes parceiros musicais.
Vadico foi responsável por grandes sucessos com Noel Rosa, como Conversa de Botequim.
Trabalhou com Carmem Miranda
Além de ser um grande parceiro de Noel Rosa, Vadico também foi figura importante nos Estados Unidos.
Ele trabalhou com Carmem Miranda, fez filmes em Hollywood, mas foi como arranjador da bailarina americana Katherine Dunham que compôs ao menos oito obras que ficaram guardadas nos Estados Unidos, desconhecidas dos brasileiros.
Foi tentando descobrir mais sobre o trabalho de Vadico, que Franco Galvão começou a procurar os trabalhos dele nos Estados Unidos.
O compositor foi para o país norte-americano em 1950, a convite da bailarina Katherine Dunham. Por lá, ele atuou como diretor musical da companhia que se apresentava na Broadway em Nova York.
E logo nesse primeiro ano de trabalho, Vadico compôs duas peças que até agora eram inéditas no Brasil: Saxologia e Mambo.
Arquivo guardado
Todo o arquivo de Katherine Dunham está cuidadosamente guardado na Universidade de Illinois e a neta dela contou a Franco que ele encontraria algo especial nas caixas da avó. E ele encontrou.
São 501 páginas de partituras que precisaram ser organizadas para que fosse possível entender o que Vadico criou nos três anos em que trabalhou com a bailarina.
Leia mais notícias boas:
- Professor ensina crianças a aceitarem o próprio cabelo e música viraliza nas redes
- Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras
- Pianista brasileira de 97 anos toca ‘Carinhoso’ e emociona
Descoberta e desafio
Franco encontrou um ótimo material, de fato, mas logo de cara veio um grande desafio: reconstruir as composições a partir do material.
Para compartilhar todo o projeto, a história do Vadico e os achados, Franco criou um site sobre o compositor.
Ele também pretende gravar as canções, mas são projetos para o ano que vem.
Franco fará uma parte das gravações, as mais clássicas, com a Orquestra Jovem Tom Jobim para gravar as peças clássicas. Para as populares, ele já organizou participações das cantoras Ná Ozzeti e Monica Salmaso e do compositor e violonista Guinga.
Outros nomes convidados, que toparam ou não, ele ainda não pode revelar. Mas o melhor, para Franco, já está garantido. Daqui pra frente, qualquer músico, do Brasil e do mundo, vai poder dar vida e executar o que Vadico criou.
Com informações de Fontoura Notícias.