Retrospectiva do bem 2022, parte 3. Os heróis do ano
Verdadeiros heróis sem capa ajudaram a tornar o nosso ano melhor. Gente famosa, anônima e até animais mostram sua bravura e conseguiram salvar vidas. Nesta terceira parte da nossa retrospectiva de 2022, trouxemos aquelas pessoas que fizeram história, de alguma forma, na vida de outras pessoas.
São bombeiros, policiais, empresários ou gente simples, que de uma maneira única, estavam no lugar certo e na hora certa.
Listamos abaixo, entre as matérias mais lidas do ano no SóNotíciaBoa, alguns desses heróis do bem de 2022.
Heróis de todos os dias
Começamos com os bombeiros da cidade de Ningbo, no leste da China. Eles montaram uma operação bastante inteligente e minuciosa para salvar uma baleia encalhada e leva’-la de volta ao mar. Um trabalho de equipe e tanto!
Outros bombeiros que foram verdadeiros heróis, mas dessa vez por uma causa beneficente, foram os agentes australianos!
Sem camisa e segurando gatinhos, cães, cavalos e coalas, eles foram protagonistas do calendário masculino mais popular do mundo, e a reputação é bem merecida.
O calendário 2023 dos bombeiros australianos está completando 30 anos e as fotos desta nova edição mostram porque esses heróis conseguiram arrecadar mais de 3,2 milhões de dólares para instituições de caridade, pesquisas sobre o câncer e resgate de animais, nas últimas três décadas.
E no Facebook uma história de amor entre um bombeiro e um filhote de gato emocionou muito os internautas em 2022 e ela não poderia ficar de fora da nossa retrospectiva 2022.
Tyson Hood estava navegando no Facebook quando viu um post sobre o gatinho minúsculo que havia caído em um bueiro e foi a partir dali que tudo mudou. A pessoa que compartilhou a história contou que o felino miava muito, pedindo ajuda há pelo menos 4 dias.
Depois de tirar o bichinho lá de dentro, o coração do Tyson amoleceu e ele decidiu adotar o felino. Agora os dois são melhores amigos. Reveja aqui.
Pets salvadores
E os animaizinhos mostraram que também são verdadeiros heróis no dia a dia. Além de nos salvarem com muito amor e a melhor companhia do mundo, eles estiveram presentes em alguns momentos cruciais da vida de tutores ou conhecidos, por isso merecem estar na nossa retrospectiva 2022.
Uma cadela da raça labrador foi uma verdadeira heroína para a família de tutores dela. A Ella protegeu a família e lutou com uma onça-parda que apareceu no quintal da casa, em Cedar Hills, Utah, nos Estados Unidos.
A onça entrou na residência e a cachorrinha foi muito corajosa! Ela colocou a vida em risco pela família e mesmo com ferimentos, conseguiu deixar todos a salvo.
Uma mala com quatro filhotes de cachorro foi abandonada à beira de uma estrada na Carolina do Norte, Estados Unidos. Por sorte, um casal passava pelo local e resolveu resgatar os animais.
Eles pegaram os animaizinhos e levaram até um abrigo.
Outra história emocionante de pets heróis aconteceu em Boston, nos Estados Unidos. Um bebê teve a vida salva graças a esperteza de um super-cão herói: um Boston Terrier de dois anos, chamado Henry.
O cão acordou os pais da criança, Kelly Andrew e Jeff Dowling, durante a madrugada, para avisar que a bebê estava com falta de ar. Graças a esperteza do doguinho, o bebê foi salvo e passa bem.
Crianças espertas
Em 2022 tivemos também muitas crianças que ajudaram as pessoas que amam em momentos de apuros.
O pequeno Hassan foi um homenzinho forte! Ele viajou 1000 km sozinho até a fronteira com a Eslováquia apenas com um número de telefone escrito na mão.
A ideia foi da mãe do garotinho, que para salvar o filho de 11 anos dos bombardeios, ela colocou o pequeno Hassan em um trem, que partiu de uma cidade atacada pelas forças russas.
Chegando ao destino, ele foi resgatado por autoridades e agora vive em segurança.
Outro garotinho esperto – e premiado – é o Gavin Keeney, de 10 anos, que recebeu um reconhecimento do Departamento de Polícia de Kingston, em Oklahoma, nos Estados Unidos. O menino já salvou duas vezes a mãe, que tem epilepsia e histórico de convulsões.
Da vez mais recente, Gavin pulou em uma piscina para salvar a mãe, que estava mergulhando e teve uma crise de convulsões. Foi a agilidade do garotinho que evitou que a mãe dele, Lori, morresse afogada.
Quem também evitou um afogamento foi o Massiah Browne. O menino de apenas 7 anos salvou uma criança de 3 anos que caiu numa piscina de quase 2 metros de profundidade e não sabia nadar.
Massiah estava nadando na área de lazer do condomínio de um parente dele quando percebeu algo estranho na água. O garoto então não hesitou e fez todo esforço para salvar o coleguinha. E deu tudo certo!
O pequeno norte-americano David Diaz Jr, de apenas 7 anos, também é daqueles pequenos heróis incríveis! Ele salvou um colega de escola que estava engasgado.
David aplicou nele a manobra de Heimlich, que aprendeu assistindo à série de TV ‘’The Good Doctor’, sobre rotina médica, e foi homenageado como herói pelo Senado dos Estados Unidos.
Pais heróis
E nesta retrospectiva sobre os heróis da vida, não poderíamos deixar de fora alguns pais, que lutaram de diferente maneiras pelos filhos dele. Histórias que nos emocionaram e nos deixaram lindas liçoes.
É o caso dos papais Jhonatan Wiliantan da Silva e Daniel Rocha Braz. Eles adotaram cinco irmãos pequenos para que as crianças não fossem separadas em um abrigo de Rio Claro, São Paulo.
O casal mostrou que amor vence toda e qualquer barreira. As crianças são lindas e completamente felizes.
E se de um lado temos dois papais amorosos, do outro temos uma mãe valente!
A Archana literalmente lutou com um tigre e usou as próprias mãos para livrar o filho das garras do animal, no meio da noite. A criança atacada tem de 1 ano e meio.
Archana contou que saiu com o filho de sua cabana à noite, para espairecer. Foi quando, do nada, um tigre pulou dos arbustos e atacou a criança. Ele foi direto na cabeça do bebê. Quando viu, ela não pensou em mais nada.
Heróis da vida real
Tem também os salvadores no dia a dia. Gente comum que, por gentileza, coragem ou empatia, mudou o dia de alguém.
O surfista da Rocinha, Renan de Souza, é um desses heróis. Ele foi indicado para receber medalha Tiradentes na Alerj, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pela bravura de ter salvo um salva-vidas no mar agitado de São Conrado, no Rio de Janeiro.
E como herói também salva herói, temos o empresário Fritz Paixão, velho conhecido do Só Notícia Boa. Desta vez ajudou um pescador, que salvou 50 vidas no naufrágio no Pará.
Conhecido por atos de solidariedade e empatia nas redes sociais, Fritz deu uma casa para o pescador. Ele postou um vídeo indignado no Instagram pedindo que as pessoas o ajudassem a encontrar o homem que salvou tanta gente e precisava ser valorizado por sua boa ação.
Não demorou muito para ele encontrar o pescador e Fritz fez questão de honrá-lo da forma mais bonita possível.
Heroína também foi a treinadora Andrea Fuentes que salvou a vida da atleta de nado sincronizado, Anita Álvarez. A jovem perdeu a consciência durante exibição no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, Hungria.
Anita Álvarez de 25 anos, desmaiou durante a apresentação e, a rapidez da treinadora foi essencial para que a atleta não se afogasse e nem tivesse complicações ainda maiores.
Outro herói que estava no local certo e na hora certa foi um chinês, que conseguiu salvar uma criança que caia do 6º andar de um prédio, no momento exato em que ele passava pela rua.
Imagens de uma câmera de segurança flagraram a cena, na cidade de Jiaxing. O rapaz estava caminhando ao lado de uma mulher e falando ao telefone celular quando percebeu que a criança estava prestes a cair da janela. Os dois correram juntos para salvar a criança. Foi impactante!
E, para finalizar esta terceira parte da nossa retrospectiva do bem de 2022, não poderíamos deixar de lembrar dois personagens icônicos brasileiros, que nos mostraram o valor da amizade: o influenciador brasileiro Jesse Kozechen, 29 anos, e do seu companheiro, o cão Shurastey.
A dupla, que viajava pelo mundo com um fusca branco desde 2017, infelizmente morreu em um acidente de carro nos Estados Unidos. Foi tanta comoção que internautas levantam dinheiro para trazer de volta o influencer e cão que viajavam de fusca pelo mundo.
Veja:
View this post on Instagram
Amanhã tem mais Retrospectiva do Bem 2022. Aguarde!
Enquanto isso, veja aqui a Parte 1 e a parte 2 que já estão no ar.