Menos de uma semana depois da morte do Rei Pelé, o mundo segue com homenagens e reverências à majestade do futebol. Só no Brasil, o Distrito Federal e São Paulo já anunciaram túnel, avenida e ginásio com o nome dele. (veja abaixo)
E mais: no Peru, mais de 700 meninos foram batizados como “Edson”, o nome de batismo de Pelé, Edson Arantes do Nascimento.
Outra grande homenagem: o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, sugeriu que estádios ao redor do mundo passem a se chamar Pelé.
No Brasil, já existe o Rei Pelé, em Maceió (AL), mas sob ameaça de ser trocado para para Rainha Marta. No local há um memorial instalado que homenageia a atleta brasileira.
Nome do rei
No mês que vem, no Distrito Federal, será inaugurado o Túnel de Taguatinga, a 17km de Brasília, vai se chamar “Rei Pelé”.
A obra é uma das mais importantes do DF, sendo aguardada por comerciantes e moradores da região. Cerca de 25 mil motoristas trafegam diariamente na área. O investimento total foi de R$ 275 milhões.
Em São Paulo, onde o atleta passou a maior parte da sua vida, há um centro esportivo municipal na região da Lapa que leva o nome de Rei Pelé (Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento), mais conhecido como “Clube Pelezão”.
A novidade é que o Bolsa Atleta, adotado pelo governo paulista, passará a se chamar Bolsa Atleta Pelé.
O Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, Moema, próximo ao Parque do Ibirapuera, recebe um ginásio multiuso com o nome do Rei Pelé.
O projeto para a construção do ginásio está em andamento, informou a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME)
Bebês no Peru
No último dia 29, quando o mundo se despediu de Pelé, aos 82 anos, o “rei do futebol”, muitos demonstraram que seu nome vai continuar vivo na memória e na certidão de nascimento de muitas crianças.
O Registro Nacional de Identificação e Estado Civil (Reniec) do Peru divulgou que, até o fim de 2022, pelo menos 738 meninos peruanos receberam nomes em homenagem ao atleta.
“Edson Arantes”, “Edson Arantes do Nascimento”, “Pelé” e “Rey Pelé” foram algumas das escolhas mais comuns feitas pelas famílias.
Pelé morreu, em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado para se tratar de um tumor no cólon. Ele foi velado no último dia 3, na Vila Belmiro, em Santos (SP).
Com informações de Agência Brasil e Correio Braziliense