Só Notícia Boa
Comercial
Maior fábrica de carne cultivada do mundo fica pronta neste ano. Sem sacrifício animal
6 de janeiro de 2023
- Monique de Carvalho
A fábrica de carne cultivada propõe o consumo de um alimento mais saudável para todos - Foto: Stock Images
A fábrica de carne cultivada propõe o consumo de um alimento mais saudável para todos - Foto: Stock Images

Um tipo de carne diferente, orgânica e que não há sacrifício animal. Esta é a proposta da startup israelense Believer Meats, que está construindo a maior fábrica de carne cultivada do mundo, nos Estados Unidos.

O empreendimento terá mais de 18 mil metros quadrados de área construída para produzir esse tipo de alimento sustentável, sem a necessidade de abater um único animal. A fábrica ficará localizada na cidade de Wilson, na Carolina do Norte (Estados Unidos).

“Queremos estabelecer um padrão global para possibilitar que as gerações futuras comam e desfrutem da carne sem precisar sacrificar outros seres vivos”, disse a CEO da Believer Meats, Nicole Johnson-Hoffman, em um comunicado à imprensa.

Comercial

Carne de laboratório

A nova fábrica terá capacidade de produção de aproximadamente 10 mil toneladas por ano.

Os responsáveis pela produção garantem que a carne, apesar de ser produzida em laboratório, possui os mesmos nutrientes da carne animal. Eles ressaltam que, em algumas comparações, ela pode até ser considerada mais saudável.

A carne cultivada é produzida combinando células musculares — extraídas de animais vivos — com substâncias que ajudam esse material a crescer.

Essa combinação é colocada em uma máquina chamada biorreator, que fornece as condições ideais para que as células se multipliquem.

É justamente por esse processo que a carne cultivada é molecularmente idêntica à que vem de animais inteiros, além de ter um sabor muito parecido.

Sem morte animal

Com a carne cultivada no mercado, é possível interromper o processo de abate de animais, sem renunciar ao hábito de comer hambúrguer e frango, por exemplo.

“Para que a carne cultivada tenha algum impacto real na indústria de alimentos, as empresas precisam reduzir drasticamente os seus custos. Isso normalmente significa aumentar a produção, tornando o produto mais acessível no mercado”, acrescenta Nicole.

Leia mais notícias boas:

Quando ficará pronta?

Segundo a Believer Meats, previsão para a abertura da fábrica de carne cultivada é ainda este ano.

Após a finalização da construção, para que a fábrica começar a produção, ainda precisará do aval de órgãos sanitários dos Estados Unidos. Somente após esse processo é que começa a venda do produto.

O objetivo da Believer Meats é ter autorização para vender diretamente para o consumidor final. Nos Estados Unidos, todas as fábricas de carne cultivada só têm autorização para a venda a intermediários, como mercados.

“O futuro dos alimentos começa com o que fazemos hoje e estamos no caminho para criar a mudança que buscamos. Por meio da acessibilidade e disponibilidade, queremos que nossos produtos se tornem a carne preferida globalmente e, com nossa nova unidade de produção, estamos caminhando para isso”, encerrou Nicole Johnson-Hoffman.

A carne cultivada não exige o abata de animais - Foto: Stock images
A carne cultivada não exige o abata de animais – Foto: Stock images
A Believer Meats foi a primeira marca de carne cultivada do mundo - Foto: Believer Meats
A Believer Meats foi a primeira marca de carne cultivada do mundo – Foto: Believer Meats

Com informações de Newswire.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial