iPhone 14 aciona emergência e salva usuário após grave acidente na neve
O recurso ‘SOS emergência’ via satélite do iPhone 14 foi crucial para salvar um homem que sofreu um grave acidente recentemente na neve, no Alasca. O usuário não identificado, é piloto de snowmobile e viajava usando uma máquina de neve quando ficou preso em uma área fria e isolada.
Ao acionar o aparelho, o recurso entrou em contato com os policiais do estado do Alasca, alertando-os de que havia uma pessoa presa precisando de ajuda.
Segundo Mac Rumors, fabricante do iPhone, a equipe de resgate ficou “impressionada com a precisão e integridade das informações incluídas no alerta precoce”.
SOS emergência
A fabricante do iPhone apresentou o novo recurso, apropriadamente chamado ‘Emergency SOS Via Satellite’, em novembro do ano passado.
A atualização do iOS 16.1 trouxe o recurso para os usuários do iPhone 14, permitindo que eles acessem serviços de emergência mesmo sem Wi-Fi ou conexão de dados móveis.
Nos dias de hoje, onde a conectividade é altamente desenvolvida, as conexões celulares ainda deixam algumas áreas rurais em locais remotos. No entanto, a conectividade via satélite preenche essa lacuna, mesmo que estejam em locais onde não há sinal e por isso, é possível manter a comunicação.
O caso
A precisão e integridade das informações incluídas no alerta foram importantes para a equipe de policiais localizar o homem. O caso aconteceu no mês passado.
De acordo com o MacRumors, o Centro de Resposta de Emergência da Apple trabalhou em parceria com a equipe de resgate do Noroeste do Alasca para dar o apoio necessário aos voluntários que partiram em busca do homem a partir do envio das coordenadas exatas obtidas pelo chip de GPS do aparelho.
Com isso, a pessoa pode ser resgatada de forma rápida e sem ferimentos.
Disponibilidade
O recurso SOS Emergência do iPhone 14 está disponível somente na América do Norte, mas deve se expandir “em breve” para países como Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido.
Ainda não há previsão de chegar ao Brasil.
Com informações de Good News Network