Mulheres no poder: presidentes do Banco do Brasil e da Caixa enfrentam desafio
Duas mulheres no poder dos maiores bancos públicos brasileiros. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal agora são comandados por duas profissionais cujas carreiras foram construídas internamente.
Tarciana Paula Gomes Medeiros, no Banco do Brasil, e Rita Serrano, na Caixa, têm uma longa trajetória na duas maiores instituições bancárias públicas no país!
Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em dois séculos de história da instituição, a paraibana Tarciana Paula Gomes Medeiros, de 44 anos, há 22 está no órgão, deixou o cargo de executiva na diretoria de clientes da instituição financeira direto para assumir a presidência da entidade.
Histórico
Internamente, há quem afirme que é um salto. Porém, Tarciana reúne predicativos, como elogios de ser funcionária destacada inclusive de alta gestão do Banco do Brasil.
Militante, Tarciana Medeiros é defensora das causas dos movimento preto, nordestino e LGBT. É formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão. Foi feirante e professora.
Caixa
Pela quarta vez, a Caixa terá uma mulher no seu comando, Maria Rita Serrano assume a presidência da instituição em susbstituição a Daniella Marques Consentino.
Formada em administração, história e estudos sociais com especialização em governança, Maria Rita Serrano tem 33 anos de Caixa Econômica Federal.
Ela exercia a representação da comissão de empregados no Conselho de Administração do banco estatal desde 2014.
Desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Atualmente, ela é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.
Conversa
Maria Serrano e Tarciana Medeiros sabem que terão grandes desafios pela frente.
“Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, declarou Haddad.
Dos 37 ministérios, 11 são comandados por mulheres neste governo.
Com informações da Paraiba Notícia e Agência Brasil