Pela primeira em 40 anos zero rinocerontes foram caçados na Índia. Veja como conseguiram
Uma ação que começou em 2021 deu certo. Zero rinocerontes foram caçados na Índia em 2022. Em maio de 2021, o novo ministro-chefe do estado indiano de Assam decidiu acabar com a caça furtiva nas áreas protegidas do estado.
Agora, 20 meses depois, os departamentos florestal e de polícia do estado relataram que 2022 não surgiu nenhum novo caso de rinoceronte morto por caça furtiva. É a primeira vez que isso acontece desde 1977.
“Se continuarmos com essa pressão, a caça ilegal de rinocerontes vai parar completamente”, disse o ministro Singh ao Hindustan Times. “Para isso, o custo para os caçadores deve ser maior do que o lucro que eles obtém.”
Como conseguiram
O ministro-chefe Sarma montou uma força-tarefa especial anti-caça furtiva, liderada pelo Diretor-Geral Especial da Polícia GP Singh, para proteger os animais dos caçadores e vendedores de chifres.
A força-tarefa criou um banco de dados de incidentes passados de caça furtiva de rinocerontes com detalhes de quando, como e onde ocorreram.
Caçadores condenados tiveram seus telefones monitorados, e pescadores e moradores locais foram trazidos como informantes.
Quando o trabalho chegou ao interior do parque, os rinocerontes passaram a ser tratados como reis.
Equipes sofisticadas de comando da polícia patrulhavam os parques com equipamentos de visão noturna e drones, e o número de equipes aumentava nas noites de lua cheia.
Quando as inundações em Kaziranga levaram os rinocerontes a terrenos mais altos durante a temporada de monções de 2022, as equipes permaneceram no campo 24 horas por dia, 7 dias por semana, até que os animais pudessem se dispersar novamente depois que as águas baixassem.
A coordenação se tornou tão meticulosa que as taxas de prisão de caçadores agora são medidas semanalmente, em vez de mensalmente como antes.
Esse tipo de devoção e cuidado fizeram o número de rinocerontes de um chifre subir de cerca de 100 indivíduos em 1910 para quase 3.000 hoje. Vários animais que nasceram estão vivos e livres.
Áreas protegidas
Localizada nas fronteiras da China tibetana ao norte e de Mianmar a leste, Assam é uma das zonas de biodiversidade mais ricas do mundo e contém os parques nacionais de Kaziranga, Manas, Orang, e Pobitora Wildlife Sanctuary.
Juntas, essas quatro áreas protegidas compõem a maior parte do território do rinoceronte de um chifre no país e, dos 2.895 rinocerontes do estado, quase todo esse número pode ser encontrado dentro delas.
Um viva à pessoas que trabalham para proteger a natureza!
Com informações do GNN