Vovó acorda do coma após 1 ano e 2 meses. Familiares e médicos comemoram
A superação dessa vovó, que acorda do coma depois de 1 ano e 2 meses, comoveu familiares e médicos. Dona Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, voltou a falar no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), no Mato Grosso, e encheu a todos de esperança e fé!
Eginaldo Gonzaga, filho da idosa, não cabe em si de felicidade!: “Oramos muito e sempre confiamos em Deus e nos médicos. Hoje minha mãe conversa e se movimenta. Eu só tenho a agradecer por tudo”, disse. “Vou levar comigo esse acolhimento que estamos recebendo”, completou.
O cuidado, atenção e dedicação dos nossos profissionais da saúde e amor de seus familiares, foram fundamentais para a sua melhora significativa.
Coma
Segundo o médico e diretor técnico do HMC, Vinicius Gatto, Luiza Gonzaga chegou ao hospital com um quadro neurológico rebaixado, hemorragia digestiva, com histórico de AVC [acidente vascular cerebral] recente e infecção. Ela ficou internada desde 6 de setembro de 2021.
“Dona Luiza teve várias intercorrências e precisou ficar hospitalizada na UTI. Depois de apresentar melhora, ela foi transferida para a enfermaria e segue acompanhada pela equipe médica e multidisciplinar, superando todas as expectativas com avanços surpreendentes”, destacou.
A idosa foi acompanhada por uma equipe de profissionais de diversas especialidades. Este trabalho conjunto é que colabora também para o tratamento.
“A fonoaudiologia ajudou nas terapias para tratamento de disfagia [dificuldade para engolir], a equipe da nutrição equilibrou a alimentação da paciente, a fisioterapia motora e respiratória alcançaram excelentes resultados”, disse o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Paulo Rós, que faz a gestão do HMC.
Segundo ele, o que há de mais moderno foi feito com a idosa: “A comissão de curativos tratou as lesões e a oxigenoterapia hiperbárica [tratamento em que a paciente respira oxigênio puro] combateu as infecções, com 90 sessões realizadas. Todas essas ações são essenciais e reabilitaram a dona Luiza”.
Leia mais notícias boas
- Dono do China in Box acorda do coma e comemora: “Estou de volta”
- Após um mês em coma por Covid, médico de 32 volta a atender: “estou vivo”
- Jovem acorda do coma de 61 dias após irmão dizer “filé de frango”
Melhoras
Nos últimos dois meses, ela passou a apresentar melhoras: ser alimentada pela boca e dar alguns sinais de que estava acordando.
“Os exames realizados já não apresentaram mais anormalidades e então, foi retirado o uso da traqueostomia [abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar] e da sonda nasoenteral [coloca-se uma sonda da narina até o intestino para a passagem do alimento]”, contou o filho Eginaldo Gonzaga.
Sem palavras para descrever o que sente com o despertar da mãe, Eginaldo Gonzaga fica emocionado.
“Sinto alegria no coração, minha esperança é levar minha mãe o mais breve para casa. Agradeço a Deus e também o hospital, que nos acolheu, principalmente, os profissionais maravilhosos que cuidaram da minha mãe”, disse.
Surpresa
Para a médica Mikaelle Barreto, o quadro clínico da paciente é inacreditável.
“Dona Luiza não precisa mais de oxigênio, ela está acordada e lúcida, apesar de sofrer da doença Alzheimer”, afirmou a médica.
Em seguida, a médica acrescentou que: “Como ela permaneceu em estado vegetativo por muito tempo, foi solicitado o homecare, mas com a surpreendente melhora não será mais necessário”.
Com informações do Capital Notícia