Cometa verde poderá ser visto no Brasil neste fim de semana. Pela 1ª vez sobre a Terra
Uma raridade e uma oportunidade e tanto para os brasileiros! O cometa verde ZTF, que está próximo à Terra pela primeira vez em 50 mil anos, estará visível no Brasil neste final de semana! Na última vez que o cometa se aproximou, o nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais.
O “Cometa Verde”, como está sendo chamado, vem sendo estudado pela NASA deste março de 2022. Os funcionários da agência espacial descreveram o fenômeno como “um cometa verde brilhante”.
Ele já pode ser observado com auxílio de binóculos desde o último dia 19 de janeiro, mas veja as dicas de como será possível avistá-lo aqui do Brasil e a olho nu a partir desta quinta-feira, 2 de fevereiro. (dicas abaixo)
Aproximação máxima da Terra
Na última vez que o cometa se aproximou, o nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais. O fenômeno é considerado único, já que as chances de a nossa geração avistá-lo novamente é praticamente impossível.
O cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março do ano passado, pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin, na Califórnia. Ele foi detectado ao passar pela órbita de Júpiter e tem diâmetro pequeno, com aproximadamente 1 quilômetro.
Apesar de já ter se aproximado da Terra desde o dia 19 de janeiro, somente a partir desta semana é que pessoas do Hemisfério Sul conseguirão vê-lo.
“Este visitante da distante nuvem de Oort contornou o Sol em 12 de janeiro e agora está varrendo as estrelas próximas ao limite norte da constelação de Bootes. Para fora, mas ainda ficando mais brilhante, o cometa ZTF faz sua maior aproximação em 2 de fevereiro, chegando a cerca de 2,4 minutos-luz de nosso belo planeta”, publicou a NASA.
Leia mais notícias boas:
- Nasa paga até R$ 150 mil para quem identificar algas tóxicas em imagens pela internet
- Alunos brasileiros de escola pública participam da missão da NASA para a Lua
- Hubble, da Nasa, captura estrela devorada por buraco negro no espaço. VÍDEO
Dicas para observação
O corpo celeste será visível a olho nu apenas se as condições forem favoráveis. O céu escuro (sem lua) e a ausência de poluição luminosa são fatores fundamentais para a melhor visibilidade do fenômeno astronômico.
Os binóculos facilitam a observação do cometa, mas em várias partes do Brasil é possível observá-lo sem a necessidade de um equipamento. É importante destacar que não é uma tarefa tão fácil achar um cometa no céu.
Por isso, além de instrumentos (binóculos, telescópios, câmeras fotográficas), é interessante que as pessoas procurem um lugar distante dos centros urbanos, fugindo assim da poluição luminosa. Para facilitar ainda mais a observação do cometa, o indicado é procurar pelo cometa quando a lua não estiver mais no céu.
Apesar de ser possível observar o cometa já nesta semana, segundo a NASA, o melhor dia para observação será em 10 de fevereiro, entre as 19h e as 21h, quando o corpo celeste estará bem próximo do planeta Marte.
Com informações de NASA.