Uma descoberta inacreditável! Uma estátua de mármore de um imperador da Roma Antiga foi encontrada por arqueólogos durante escavações, em Appia Antica, antiga estrada que leva ao sul de Roma, na Itália.
A imagem, que estava a 20 metros de profunidade, é de um homem que faz lembrar Hércules – deus grego conhecido pela força extraordinária.
Com uma veste de pele do leão de Neméia, com a boca aberta, chapéu, as patas dianteiras amarradas na clavícula como um lenço, os arqueólogos acreditam que se trata de um homem “vestido de Hércules”, porque os traços do rosto não correspondem aos atribuídos a Hércules.
Pode ser de imperador
A suspeita dos arqueólogo é que este homem “vestido de Hércules” seja o imperador do século III Gaius Messius Quintus Traianus Decius, também conhecido como Décio Trajano.
Décio Trajano que reinou de 249 a 251, quando foi morto, junto com seu filho Herennius Etruscus, na Batalha de Abrittus entre godos e romanos.
O rosto do “nosso Hércules”, embora corroído, parece compartilhar com os retratos oficiais de Décio as “rugas da ansiedade”, que lembram a retratística romana republicana e visavam representar a preocupação com o destino do Estado.
Outras características são a pouca barba e a morfologia dos olhos, nariz e lábios.
Décio Trajano foi senador e estadista antes que seus soldados o aclamassem imperador no campo e, durante seu breve reinado, ele priorizou reviver as virtudes romanas tradicionais, a religião e o governo.
No breve reinado, Décio Trajano deixou a marca em Roma com obras públicas, construindo um novo e luxuoso complexo de banhos no Aventino, frequentado pelos moradores ricos do bairro.
Leia mais notícias boas
Arqueólogos localizam tumba com tesouro de guerreiro do século V dC
Tesouro milenar do Egito: coleção de joias é encontrada por arqueólogos
Segredo do concreto resistente da Roma Antiga é descoberto
Localização
A estátua não foi encontrada exatamente durante uma escavação arqueológica, mas enquanto construíam uma nova linha de esgoto: a falha de um oleoduto do século 19 provocou o aparecimento de sumidouros no Parque Arqueológico de Appia Antica, o que levou às obras no local.
A estátua foi desenterrada, na Appia Antica, ao lado do túmulo de Priscila (segunda metade do século I d.C).
Sem informações mais precisas, os arqueólogos estão com dificuldades para determinar a idade da estátua.
Com informações The History e Aventuras na História