Já pensou abrir mão da herança milionária de uma empresa de diamantes? Foi o que uma menina de 8 anos fez ao renunciar tudo para se tornar monja. Devanshi Sanghvi é da Índia e filha de comerciantes de diamantes.
A decisão dela foi celebrada com uma procissão, que é cultura da região. A festa foi realizada na cidade de Surat, no Estado de Gujarat, na Índia, com direito a elefantes, cavalos, camelos e milhares de pessoas.
A família administra a ‘Sanghi and Sons’, uma das mais antigas empresas de fabricação de diamantes. A menina é a mais velha das duas filhas do casal e desde muito pequena mostrava interesse em renunciar aos bens materiais.
Monges jainistas
A família Sanghvi faz parte dos 4,5 milhões de seguidores do jainismo, uma das religiões mais antigas do mundo, que se originou na Índia há mais de 2,5 mil anos.
Estudiosos das religiões afirmam que o número de jainistas que renunciam ao mundo material aumenta ao longo dos anos, mas os casos que envolvem crianças jovens como Sanghvi são incomuns.
Nela, Devanshi Sanghvi fez os votos de renúncia – diksha – na presença de importantes monges jainistas. Estavam presentes dezenas de milhares de pessoas.
Acompanhada pelos pais, Sanghvi chegou ao local da cerimônia na área de Vesu, em Surat, usando joias, roupas de fina seda e uma coroa cravejada de diamantes sobre a cabeça.
Após a cerimônia, no mês passado, a menina se reuniu com as outras monjas, já vestida com um sári branco que também cobria sua cabeça raspada.
Polêmica
Desde a procissão, Sanghvi mora em Upashraya, um monastério onde vivem monges jainistas.
A família Sanghvi pertence à única das quatro seitas jainistas que aceita crianças como monges. As demais admitem apenas adultos.
A iniciativa da pequena herdeira gerou elogios e críticas. Alguns apontam a idade e de como tão nova não sabe tomar decisões tão grandes como essa.
Destacam também que a criança se tornar monge eleva o status da família, colocando em dúvida se foi interesse da menina ou dos pais.
Outros afirmam que a menina sabe o que está fazendo. Segundo familiares, Sanghvi nunca assistiu TV nem filmes e participou de 367 eventos diksha.
Aos 2 anos, Sanghvi jejuou em Palitana e estava determinada a renunciar sua herança e seguir o caminho como monja.
“[Além da renúncia à herança], ela não pode mais ficar em casa, seus pais não são mais seus pais, ela agora é Sadhvi [monja]”, afirmou Kirti Shah, um comerciante de diamantes de Surat.
Mas, apesar da escolha, Sanghvi pode a qualquer momento voltar atrás de sua decisão. Desejamos que ela seja feliz com a sua escolha e que a família a acolha caso ela mude de ideia. Ser de luz essa criança!
Com informações de Times of India