Solidariedade: Veja como ajudar as vítimas do terremoto na Turquia, Síria e região
A solidariedade do mundo com as vítimas do terremoto! Em meio à dor e à tragédia, organizações não governamentais e entidades privadas, do Brasil inclusive, se unem para ajudar sobreviventes do terremoto que atingiu a Turquia e Síria e região. As doações podem ser feitas via internet e também presencialmente. (veja abaixo como ajudar)
Quem quiser pode doar dinheiro, cobertores térmicos, colchões, utensílios de cozinha, lonas plásticas, enlatados, colchonetes e kits de roupas de inverno.
Profissionais de saúde também são chamados a contribuir conforme as regras de cada organização. A rede de solidariedade só aumenta!
Solidariedade do Brasil
O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou que uma missão interdisciplinar humanitária partirá do com destino à Turquia , em resposta ao terremoto ocorrido em diferentes regiões da Turquia e da Síria.
Serão enviadas equipes de resgate e salvamento, assim como equipamentos emergenciais, transportados na aeronave oficial do Brasil. No total, 42 especialistas vão participar da missão: são bombeiros, profissionais de saúde e integrantes da Defesa Civil.
O Ministério da Saúde doou três kits calamidade que contêm cada 250 kg de medicamentos e itens emergenciais. O material tem condições de atender 500 pessoas por três meses e 1.500 por até dois meses.
A tragédia
Até o momento, segundo agências internacionais, a sequência de tremores de terra desde o começo desta semana provocou mais de 12,8 mil mortos e milhares de feridos e desalojados.
No último dia 6, um terremoto de magnitude 7,8 ocorreu no Sul da Turquia, perto da fronteira norte da Síria.
Este terremoto foi seguido aproximadamente nove horas depois por um novo tremor intenso e até o último dia 8, pelo menos 317 tremores secundários.
O terremoto foi o pior dos últimos. O pior foi registrado em 1939.
Leia mais
- Mundo se une para ajudar no Terremoto. Socorristas salvam crianças ilesas da tragédia
- Bebê é resgatado de escombros de terremoto na Turquia
- Menina de 3 anos é resgatada viva após 3 dias do terremoto na Turquia
Veja a seguir como ajudar
- Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mobilizou ajuda na Síria. A preocupação está nas crianças desamparadas e aquelas que perderam as famílias e no abastecimento de água. Atua ainda para atenuar os impactos nas escolas. Para ajudar clique aqui.
- Save The Children
A Save the Children atua na Síria e Turquia oferece kits de emergência para enfrentar o inverno. Para ajudar basta clicar aqui.
- Médicos Sem Fronteiras
Organização com ampla atuação internacional, a Médicos Sem Fronteiras ofereceu apoio de emergência imediato após o terremoto, além de cobertores e kits de sobrevivência na Síria. Para ajudar clique aqui
- Acnur, Agência da Organização das Nações Unidas para refugiados
Fornece cobertores térmicos, colchões, utensílios de cozinha, lonas plásticas, enlatados, colchonetes, kits de roupas de inverno. Para ajudar basta clicar aqui
- Associação do Crescente Vermelho da Turquia (Cruz Vermelha)
O Crescente Vermelho da Turquia, conhecido como Cruz Vermelha, reúne voluntários na região do desastre na Turquia e apoia com o fornecimento de alimentação, além do envio de barracas, cobertores e camas. Para ajudar basta clicar aqui.
- Capacetes Brancos
Organização composta por voluntários que ajudam a fazer resgates, ativa desde o início da guerra civil na Síria. Para ajudar clique aqui
- Afad (agência de desastres naturais)
A Autoridade Turca de Gestão de Desastres (Afad) é o órgão do governo responsável pela resposta a desastres naturais e emergências no país. A Afad recebe doações via internet, basta clicar aqui