Juracir, uma senhora jabuti de 100 anos, é xodó de uma família, em Joinville, Santa Catarina. Isso mesmo! O bichinho de estimação foi “herdado” pela costureira Mira Assini que vive no bairro América, na cidade, e conquistou a todos. Um jabuti de caminhar lento e tranquilo, ela é a queridinha da área.
Se Juracir falasse…Quanto não teria para contar? Em 100 anos, passou por fatos inacreditáveis para a história, como homem ter pisado na lua, as descobertas para a cura de doenças, o aumento nas chances de sobrevivência de quem antes considerava impossível. Ah, tiveram também tragédias, mas Juracir, de temperamento calmo, deve preferir nem lembrar.
Especialistas afirmam que, no Brasil, há duas espécies de jabutis reconhecidas. São o jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). A média de vida é de 80 anos, mas podem superar esta estimativa. Juracir é a prova!
Família
Juracir foi parar na família da costureira Mira Assini há duas décadas. Antes, o jabuti estava em uma outra casa, mas a família disse que não tinha condições de cuidar do animalzinho.
O jabuti exige cuidados bem específicos: no verão, come muito e de tudo, isso porque precisa se preparar para hibernar no inverno.
As preferências do bichinho são verduras, vegetais, frutas e pouca proteína animal, como carne moída crua, ovos cozidos e com casca, e insetos.
Juracir gosta de passear pelo lado externo da casa, aprecia luz natural, mas não rejeita a lâmpada também…No inverno, tem um lugar favorito para se abrigar: embaixo do fogão a lenha.
Convivência
Da paz, o xodó da família de Mira Assini é bastante sociável: convive com tranquilidade com gatos, cachorros e os outros jabutis da família.
Mira Assini conta que, certa vez, Juracir ajudou a derrubar o portão de casa para fugirem e fazerem arruaça na rua.
Apesar do temperamento arteiro, Juracir é o xodó da família.
Outro idoso campeão
Atualmente Jonathan, um jabuti de 190 anos da espécie Aldabrachelys gigantea hololissa, popularmente conhecida como tartaruga-gigante-de-aldabra, tem esse título pelo Guinness Book.
Ele vive na ilha de Santa Helena, um território britânico, em um jardim relativamente protegido contra predadores.
Veja a reportagem:
Com informações do Eu Amo Meu Pet e NDTV