Este é o Brasil que eu quero! Alunos de uma escola pública tiveram notas altas no Enem 2022 e tiraram uma foto com a professora na escada do colégio, no Pará, para comemorar.
A foto, com placas mostrando notas de até 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, foi postada nas redes sociais e está viralizando.
Os alunos são da escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém. Como eles conseguiram? Os estudantes participaram de um projeto com a professora Ione Franco, que os fez reescrever o mesmo texto dezenas de vezes até conseguirem os melhores resultados.
Degraus da escada
E foram tantos alunos que conseguiram notas altas que faltou espaço para todos eles na escada onde a foto foi tirada. A professora teve que ficar agachada, mas certamente participou do momento com muito prazer.
“Essa foto é resultado de um trabalho intenso ao longo do ano, de atendimento individual, atendendo cada um com suas dificuldades, com seus repertórios socioculturais, e com uma relação muito próxima entre professor e aluno”, disse a professora Ione ao G1.
O treinamento dos alunos
Com 24 anos na área de educação, Ione faz o treinamento dos alunos para o Enem dentro do projeto “Construção e Reconstrução do Texto”.
“É cansativo, no início eles estranham, mas trata-se da construção e reconstrução do texto, olhando para os mecanismos linguísticos, argumentativos até chegar no resultado final”.
Especialista em abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora conta como funciona a metodologia, que é individual e tem dado certo:
“Nessa metodologia é fundamental trabalhar junto, olho no olho, já que cada tem sua particularidade, não há como explicar um assunto e todos assimilarem da mesma forma, então nós vamos reescrevendo juntos cada texto, trinta, quarenta, cinquenta vezes, cada parte do texto, e eles foram se interessando cada vez mais”.
Felicidade na escola
E ela conta que o resultado das notas causou uma felicidade geral na escola.
Um dos alunos vencedores é o Kaynan Mackayat, de 18 anos, que tirou 960 na prova de redação do Enem.
Ele conta como é difícil ir para a escola diariamente, já que mora a 7km de distância. Mas não desiste:
“Apesar de andar de ônibus lotado, eu me considero até com sorte porque tem colegas que moram ainda mais longe. Eu acordava bem cedo, às 5h45, e ia até a parada de ônibus, aguardar que algum ônibus parasse, já que no horário de pico, muitos não param, e eu precisava estar às 7h30 na escola, para não perder aula”.
Filho de comerciantes, Kaynan sonha em fazer Medicina ou Relações Internacionais. Ele agradeceu ao apoio que recebe da mãe e da professora, pelo bom desempenho na prova.
Repercussão nas redes
A foto dos alunos do Pará está emocionando internautas nas redes sociais.
“Orgulhosa do nosso País, que mais jovens do nosso Brasil , possam conquistar esse lugar!”, escreveu uma seguidora.
“Sem tirar o mérito de cada aluno … eu tiro meu chapéu para essa professora. Simplesmente fantástica”, comentou outra.
“Resultado do esforço mútuo, professores e alunos. Disciplina, empatia, força de vontade. Professores mal remunerados, mas abnegados e dedicados a vocação. Parabéns a todos”, disse outra seguidora no Instagram do Só Notícia Boa, onde a foto foi postada.
Veja:
View this post on Instagram
Com informações do G1 e SNB