A tragédia que atingiu o Litoral Norte de SP também registra momentos de esperança. As equipes de resgate salvaram uma mulher em trabalho de parto, no Bairro Maresias, e a transportaram no helicóptero Águia da Polícia Militar, em São Sebastião. Mãe e bebê passam bem.
Também no helicóptero Águia da PM foi resgatada uma criança, de 2 anos, também foi resgatada com vida após ter ficado horas sob os escombros no bairro Vila Sahy. Os resgatistas seguem em trabalho.
Ao menos 36 pessoas morreram e 566 tiveram que sair de casa, entre 338 desabrigados e 228 desalojados por causa das enchentes. Além das mortes, ao menos 40 pessoas estavam desaparecidas, sendo 36 na Barra do Sahy e outras quatro em Juqueí.
Medidas
De acordo com a Defesa Civil, choveu 600 milímetros na cidade nas últimas 24 horas na região.
As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela devem cancelar a programação de Carnaval. O acesso à cidade também foi bloqueado em alguns pontos devido à queda de barreiras.
As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo supera o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.
Em São Sebastião, cidade fortemente atingida pelo temporal, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o dobro esperado para o mês.
Leia mais notícias boas
- Cão aquece alpinista ferido por 13 horas até chegada do resgate. Vídeo
- Dona abre pousada para vizinhos desabrigados da chuva no Guarujá
- Google doa R$ 1,2 milhão para ajudar vítimas das enchentes em PE
Visita presidencial
O governo federal por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta segunda-feira (20/02) a região atingida pelos temporais. Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro.
Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
Com informações da Agência Brasil e Tribuna Norte Leste