SP desapropria terreno e vai construir casas para vítimas do Litoral Norte
O governo de São Paulo agiu rápido e vai desapropriar um terreno particular para construir casas populares para famílias atingidas pelas chuvas que afetaram vários municípios do Litoral Norte do estado durante este Carnaval. (vídeo abaixo feito por drone mostra a destruição vista do alto}
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou nesta, sexta-feira (24/02), decreto declarando de utilidade pública o terreno de 10.632 m² na Vila Sahy, na Barra do Sahy, na região de São Sebastião.
“Tenho a autorização do proprietário para entrar e trabalhar de imediato. É uma área plana, uma área segura onde a CDHU vai construir residências para começar tirar pessoas de área de risco e dar moradia para quem perdeu”, afirmou o governador.
Medidas
A iniciativa autoriza a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), a fazer a desapropriação do terreno para implantação de programa habitacional para famílias de baixa renda.
As unidades serão destinadas ao atendimento de moradores de áreas de risco afetados e famílias que perderam suas casas em razão das chuvas intensas.
Até o último levantamento, o número de mortos era 57 no Litoral Norte, sendo 56 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba.
De acordo com as autoridades públicas do estado, 47 corpos foram identificados e liberados para o sepultamento. São 16 homens adultos, 16 mulheres adultas e 15 crianças.
Leia mais notícias boas
- Brasil se une para ajudar vítimas das chuvas no Litoral Norte de SP
- Campanha emergencial: veja como ajudar famílias desabrigadas no Litoral Norte de SP
- Veja como ajudar as vítimas da chuva no Litoral Norte de SP
Como ajudar
O Só Vaquinha Boa participa ativamente do apoio às vítimas e você pode ajudar! Clique aqui.
A Petrobras também anunciou a doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com a estatal, o dinheiro será usado na aquisição de itens urgentes, como geladeira, fogão, alimentos, produtos de higiene e limpeza.
As áreas mais atingidas são as de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá.
Veja imagens da destruição feitas por um drone:
View this post on Instagram
Com informações do Governo de São Paulo