O contribuinte que optar pelo PIX vai receber antes a restituição do Imposto de Renda! A notícia boa foi dada pela Secretaria da Receita Federal nesta segunda-feira, 27.
A Receita afirmou que vai priorizar o pagamento das restituições de contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido, ou que optarem por receber a restituição via PIX, o sistema de transferências em tempo real.
Isso vai acontecer logo após o pagamento dos chamados grupos prioritários, ou seja, idosos acima de 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Restituição via PIX
De acordo com a receita, as declarações pré-preenchidas e restituições via PIX terão prioridade no recebimento da restituição.
Contribuintes que adotarem essa forma de apresentação do documento e de recebimento dos recursos vão ‘furar a fila’.
Pagamento da restituição
Lembrando que o prazo para entregar a declaração começa no dia 15 de marco. E a entrega vai até 31 de maio.
A Receita informou que as restituições do IR serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
Porém atenção: o contribuinte que não está nos grupos prioritários entregou a declaração em 15 de março, logo no início do prazo legal, e não apresentou declaração pré-preenchida ou informou o PIX, ele receberá a restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio, com os novos procedimentos.
Nova faixa de prioridade
A explicação da Receita Federal é que está sendo criada uma outra faixa de prioridade, incluindo os contribuintes que entregaram a declaração pré-preenchida ou que informaram o PIX para recebimento dos valores.
Eles passarão a “furar a fila”, que antes era estabelecida somente com base na ordem de entrega dos documentos.
Veja as faixas de prioridade:
Com informações da Receita Federal e g1