Brasileiro filho de pedreiro e diarista ganha bolsa em Oxford
Quem acredita sempre alcança! Matheus Soares, um paranaense de 17 anos, filho do pedreiro Celio Antonio Moretto Aleixo e da diarista Nerilde Soares está de malas prontas para o Reino Unido, onde irá estudar gratuitamente na Universidade de Oxford.
Desde o ensino fundamental, o aluno de escolas estaduais do Paraná foi aprovado em janeiro de 2023 no concurso Immerse Education, garantindo uma bolsa de estudos para iniciação em uma das universidades mais prestigiadas do mundo.
Matheus afirmou que o resultado é fruto da dedicação de vários anos, principalmente a partir do 6° ano, momento em que o aluno começou a se dedicar à língua estrangeira.
Orgulho da escola
Na escola, Matheus é motivo de orgulho. Ele conta como se dedicou.
“No 6° ano, quando comecei a estudar no Colégio Estadual Abílio Carneiro, tive interesse em aprender outros idiomas. Por isso, nos contraturnos escolhi me dedicar ao aprendizado do inglês. Nunca imaginei que conquistaria uma bolsa de estudos numa das principais universidades do mundo”, comentou.
A diretora do colégio em que Matheus estuda, Alexandra Costa de Jesus, destacou que o aluno sempre foi muito dedicado em seus estudos, e a aprovação no concurso é orgulho de todos os profissionais da escola.
“Foi motivo de festa. O processo de educação é uma construção de muitos anos. Por isso, ocasiões como essa, além de mostrarem o resultado do nosso trabalho, também inspiram outros estudantes a entenderem que pode dar certo, que sonhar vale a pena e realizar sonhos é possível”, disse a orgulhosa diretora.
Aprovações
Além de ter conseguido a bolsa em Oxford, Matheus também acumula aprovações em vestibulares no Brasil. Engenharia de Softwares na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Medicina na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira do Sul são alguns dos cursos que o aluno passou.
Diante tantas opções o aluno aguarda ansiosamente o processo seletivo de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Matheus sonha em ser procurador de Justiça.
Leia mais notícias boas
- Alunos brasileiros de escola pública participam da missão da NASA para a Lua
- Pequeno gênio brasileiro de 2 anos já sabe ler, somar e palavras em inglês
- Brasileiro é o 1º a receber prêmio internacional por inovar a fertilização animal
Immerse Education
O Immerse Education Essay Competition é um concurso de redação que permite a jovens, de diferentes países, concorrerem a bolsas de estudos internacionais. Os 10 melhores colocados são contemplados com bolsas de 100% (olha o Matheus aí!!) e os demais podem receber bolsas de até 50%.