Vendedor de chupchup é aprovado na mesma universidade onde trabalha!
Quando Luciano Pantoja começou a vender chupchup – também conhecido por geladinho em algumas regiões – na Universidade Federal do Pará, jamais esperava o que o futuro estava reservando para ele. O jovem agora vai frequentar a Universidade como aluno!
Ele foi aprovado no curso de Letras – Português da instituição! Dedicado ao trabalho e aos estudos, é assim que os colegas de Luciano o veem. O agora calouro, trabalhava das 11h às 14h no campus da universidade e depois seguia para o cursinho preparatório.
Para Luciano, que é filho de manicure e porteiro, a aprovação na principal universidade do Pará é também uma oportunidade para vencer na vida. “Para mim, a UFPA é uma possibilidade de nós, que somos de periferia, alguns de favela, sem condições, fazer um curso superior, fator essencial para o nosso futuro”, disse Pantoja.
Irmã como inspiração
A maior inspiração de Luciano ao buscar uma vaga na UFPA foi sua irmã mais velha, Laís. A menina foi aprovada no mesmo curso em 2020.
“Por volta das 11 horas, quando estava começando a trabalhar, ela me ligou dizendo que eu tinha sido aprovado. Foi uma loucura, uma felicidade que nunca havia experimentado”, afirmou o agora calouro.
Apoio dos amigos
Luciano não esteve sozinho durante a caminhada até a aprovação, seus amigos o apoiavam!
Rayanna Falcão, que cursa química industrial na Universidade, disse que toda a comunidade estudantil ficou feliz pela aprovação do vendedor. “Ficamos muito felizes com a conquista de Luciano. O atendimento dele é ótimo. Está sempre com um sorriso, cantando e dançando com a música no último volume.
Falcão destacou ainda que Luciano, figura conhecida na Universidade, é simpático e ama conversar, sendo esse fator principal do menino ser tão querido pela comunidade acadêmica.
Olha o chupchup! (Tá bom, vale geladinho também!)
Luciano vende chupchup na UFPA desde o início de 2022. Ele contou que o dinheiro arrecadado pelas vendas é para comprar suas coisas sem precisar do auxílio de seus pais.
“Meus pais deram o melhor de si para que eu e minha irmã tivéssemos condições de passar na federal. Chegaram a me matricular num cursinho particular, mas como na época eu não passei, ficou um pouco apertado nas despesas e prossegui estudando sozinho”, lembrou.
Apesar de conquistar a tão sonhada vaga, Luciano afirmou que as vendas de chupchup vão continuar. Alô clientela, podem relaxar!
Dedicação
Não foi o primeiro vestibular do jovem, que não teve sucesso na primeira tentativa. Luciano seguiu estudando sozinho com a ajuda de vídeos no Youtube.
Em certo momento o jovem pensou em desistir, muito motivado pela frustração em exatas e biológicos, mas pensou em todos os investimentos feitos pelos pais e acreditou na vaga. Parabéns, Luciano!
Após o primeiro período de estudos, o menino conseguiu uma vaga em um curso preparatório gratuito, a sorte começava a ficar do lado dele!
Futuro
Agora o foco de Luciano é concluir o curso, dar aulas e ajudar outras pessoas sem condições financeiras. “Gosto muito disso, de retribuir o que já me foi oferecido. No caso, as aulas que frequentei de graça. Além disso, sempre gostei dessa área”, afirmou.
Luciano ter carinho pela sala de aula e lembrou uma experiência que teve ao substituir um professor de inglês no cursinho. “Me pediram para dar uma aula e percebi que meu mundo é este, estar em sala de aula, lidar com pessoas”, concluiu emocionado.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Correio Braziliense.