Sanduíche brasileiro é eleito um dos 100 melhores do mundo
Uma delícia! O típico sanduíche brasileiro conhecido como bauru entrou para o ranking dos 100 melhores lanches do mundo. Nem os críticos internacionais não resistiram!
O guia gastronômico Taste Atlas compilou uma lista com diversas iguarias internacionais em termos de sanduíche. E o querido Bauru, criado na cidade que leva o mesmo nome no interior de São Paulo, debutou no 38º lugar na competição.
Um verdadeiro clássico das padarias brasileiras, o lanche paulistano combina a crocância do pão francês e a suculência do rosbife, com queijo e tomate, em um único prato. (apesar que em muitas padarias o presunto substitui o rosbife)
Sabor irresistível
Os críticos gastronômicos do Taste Atlas adoraram o sanduíche brasileiro. Indicando como preparar o lanche, a plataforma também conta um pouco sobre a história do prato.
Construída em 1922, a casa do bauru é um dos bares mais famosos de São Paulo: o Ponto Chic. Famoso, o estabelecimento recebeu grandes nomes, como Anita Malfatti e Mário de Andrade.
Foi quando, em sua fase mais popular, o restaurante inventou um lanche que levava queijos, rosbife, picles e tomates, conquistando todos que provaram o Bauru.
“O Bauru foi inventado na década de 1930 por Casemiro Pinto Neto, também conhecido como Bauru (por causa de sua cidade natal), estudante de direito e cliente do restaurante Ponto Chic, que pediu que o cozinheiro fizesse um sanduíche especial só para ele [e ensinou os ingredientes]”, afirmou a pesquisa.
Leia mais notícias boas:
- Chef ‘troca’ sanduiche por boas notas para motivar crianças a estudar
- Casal troca lanche por quadro e descobre que peça vale R$ 1,5 milhão
- Sanduíches deliciosos sem pão: 8 receitas que emagrecem
Melhores do mundo
O Taste Atlas molda o ranking mundial de melhores sanduíches a partir da experiência dos usuários ao redor do mundo. Por isso, pode-se dizer que é uma lista bem completa!
Nas primeiras posições, bem distante do Brasil, estão alguns dos lanches mais desejados do globo!
Em primeiro lugar, está o “Tombik”, sanduíche típico da Turquia que leva um molde parecido com um kebab e utilizando um pão achatado, relembrando o beirute.
No segundo lugar, a “butifarra” peruana levou a melhor. O lanche é conhecido por ser feito com o famoso jamón, uma mistura que leva perna de porco cozida, azeite, alho, pimenta e pimentão vermelho.
Em terceiro lugar, os nossos ‘hermanos’ argentinos nos ultrapassaram com o sanduíche de lombo. O prato é uma versão potente dos lanche com carne e leva o delicioso molho chimichurri.
Enquanto isso, o Bauru foi o único lanche brasileiro a entrar na lista. O que já é um grande orgulho para a culinária paulistana. E você, já provou essa iguaria? Hummmmmm deu até água na boca agora.
Com informações de São Paulo Secreto e Taste Atlas.