A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou uma vacina contra a Dengue. A QDenga, teve resultados incríveis; 80% de eficácia geral contra a doença!
Ela é da farmacêutica Takeda e é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, o que garante a ela uma ótima proteção contra a doença.
A nova vacina pode ser aplicada em crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. O intervalo de aplicação é de 3 meses.
A eficácia
A eficácia da QDenga, em valores de eficácia global, atingiu próximo do patamar de 80,2%.
Esse número é calculado a partir da comparação dos resultados obtidos por participantes que receberam a vacina e daqueles que receberam placebo.
A vacina também conseguiu reduzir as hospitalizações causadas pela dengue em até 90%, olha que resultado incrível!
O teste de eficácia global leva em conta todos os 4 sorotipos do estudo, contabilizando casos de dengue identificados, sejam eles em indivíduos soropositivos ou soronegativos.
Leia mais notícias boas
- Vacina da dengue do Butantan tem eficácia de 79,6%, mostram resultados
- Bactérias implantadas em mosquito reduzem em 77% casos de dengue
- Brasileiros criam repelente que “confunde” mosquito da dengue
Selo de eficácia europeu
Além da aprovação realizada pela Anvisa, a vacina também já recebeu o selo positivo da Agência Sanitária Européia (Ema) e passou pelo programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que avalia medicamentos destinados a serem utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE).
A QDenga já pode ser comercializada na rede privada do Brasil. No Sistema Único de Saúde (SUS), o produto ainda depende da aceitação pelo Ministério da Saúde.
Dengvaxia
A QDenga não é a primeira vacina contra a dengue no Brasil. A Dengvaxia é uma vacina já aprovada no país, mas diferentemente da QDenga, a Dengaxia só pode ser aplicada em quem já teve a doença.
A Dengvaxia é aplicada em 3 doses, que são administradas em intervalo de 6 meses. A proteção não é de 100% e a imunização ocorre em duas de cada 3 pessoas.
Vacina brasileira
O Brasil não ia ficar de fora, né? O país também trabalha arduamente na produção de uma vacina contra a dengue. O Instituto Butantan está produzindo uma vacina e os resultados dos primeiros testes foram positivos.
A Butantan-DV mostrou eficácia de 76,6% para evitar a doença, de acordo com um estudo da fase 3.
O estudo durou dois anos e contou com mais de 16 mil indivíduos de todo o Brasil. Durante a pesquisa, não houveram registros de nenhum caso grave de dengue nos participantes.
Os estudos seguem em andamento e os pesquisadores estão em busca de mais dados para confirmar eficácia para os sorotipos 3 e 4. Um estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases mostrou que 80% dos voluntários produziram anticorpos contra os quatro sorotipos usados na vacina.
O Brasil bateu recorde anual de mortes por dengue em 2022: 1.016 óbitos no ano. A expectativa é que este quadro mude daqui para frente com a aplicação da nova vacina.
Com informações de Governo Federal e Instituto Butantan.