Ao lado de DiCaprio, ministra brasileira é homenageada em Hollywood
Quem diria! Leonardo DiCaprio ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara! Ela recebeu das mãos do ator o broche GCFA, siglas que significam Analista Forense Certificad, em que há um dente-de-leão em prata reciclada com um diamante. É o reconhecimento em defesa da sustentabilidade.
A ministra brasileira foi homenageada no Green Carpet Fashion Awards – em Hollywood, em Los Angeles, nos Estados Unidos, na presença de artistas e celebridades. O evento é considerado o “Oscar da Moda Sustentável”.
A imagem de Sônia ao lado do ator Leonardo DiCaprio, um dos maiores defensores da natureza do mundo, e de Gasparini Kaingang, biólogo brasileiro e ativista, viralizou. A homenagem ocorreu, na última quinta-feira (09/03).
Brasil
O Green Carpet Awards é um evento que reconhece os esforços éticos em sustentabilidade ambiental e social em toda a indústria da moda global
O broche foi entregue à ministra das mãos de Leonardo DiCaprio. Não foi a primeira vez que os dois se encontram: DiCaprio e Sonia já estiveram juntos em um evento pré-Oscar. O ator, anteriormente, parabenizou Sonia Guajajara e Célia Xakriabá (PSOL) pelas vitórias políticas no ano passado.
Ao escolher Sônia Guajajara, a organização do evento justificou.
“Por suas conquistas extraordinárias na defesa dos direitos das florestas e ajudando a reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global e por sua dedicação em proteger e regenerar o bioma da floresta amazônica.”
Com um manto multicolorido e cocar, Sônia Guajajara esclareceu o que significa o esforço feito pelo pelos povos indígenas. “A luta indígena é uma luta humanitária, ao defender os territórios indígenas, protegemos o ar que você respira e a água que você bebe aqui deste lado do mundo”, disse.
Leia mais notícias boas
- Leonardo DiCaprio pede que jovens brasileiros tirem Título de Eleitor
- Ator Leonardo DiCaprio doa 5 milhões de dólares pra Amazônia
- Brasil contra o preconceito! Injúria racial agora dá até 5 anos de reclusão, igual ao crime de racismo
Premiação
O evento, deste ano, foi co-presidido pelos artistas Cate Blanchett, indicada para Melhor Atriz no Oscar de 2023, Viola Davis e Tom Ford. Também marcaram presença Simone Ashley, Naomi Campbell e Jodie Turner-Smith.
Além de Sônia Guajajara, foram homenageados incluíram Tom Ford, Gabriela Hearst e Elizabeth Stewart. Todos receberam o broche GCFA – um dente-de-leão em prata reciclada com um diamante.
Emoção
Usando óculos de aros grossos e terno de marca registrada, o estilista Tom Ford emocionou os presentes ao falar sobre a importância da premiação.
“Eu não posso ficar parado enquanto o planeta é lentamente coberto por uma película fina e oleosa de plástico a ser herdada por nossos filhos e gerações vindouras”, afirmou ele, sendo aplaudido.
O prêmio é uma espécie de junção em espécie e investimentos. O valor em dinheiro é de US$ 1,2 milhão, aproximadamente R$ 6 milhões, e investimentos para apoiar os vencedores a escalar suas soluções para sustentabilidade.
As empresas vencedoras, este ano, foram a Less, que usa apenas materiais naturais, e atua em parceria com a Natural Fiber Welding.
Neste ano os vitoriosos foram aqueles que buscaram soluções sustentáveis para substituir os plásticos de película fina tradicionais, que representam até 46% de todos os resíduos de plástico e não podem ser reciclados.
A Ford estima que 180 bilhões de sacos são usadas todos os anos.
Com informações do The Guardian