Aos 60 anos, a atriz Michelle Yeoh mostrou que não há limites quando a gente sonha grande. Estrela do filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, ela fez história e se tornou a primeira mulher asiática da história a conquistar o tão desejado prêmio – um marco importante para a diversidade no cinema.
Ao falar para a plateia, ela deixou uma frase perfeita: “Mulheres, jamais deixem alguém dizer que vocês já passaram do seu auge [sua melhor época]”.
Foi a primeira vez em 21 anos que uma atriz não branca venceu na categoria. A última havia sido Halle Berry, premiada pelo trabalho em “A última ceia” em 2002. E foi exatamente Halle Berry quem entregou a estatueta nas mãos de Michelle. Nada mais significativo e que tornou a 95ª edição da premiação ainda mais especial.
Discurso para mulheres
A intérprete da personagem Evelyn Quan Wang fez um discurso emocionante para o público: “Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão me assistindo agora, este é um marco de esperança e possibilidade”.
Após a cerimônia, que aconteceu neste domingo (12), a atriz também reforçou com a imprensa, a importância do reconhecimento de uma mulher asiática e mais madura.
“Este é um momento histórico e agradeço à Academia por reconhecê-lo. Depois de 40 anos, estou aqui. Então, não desistam. Não deixem que ninguém te coloque numa caixinha e não acredite que seu auge já passou”, disse.
Miss e bailarina
Michelle nasceu na Malásia e tinha um grande sonho na adolescência: ser bailarina. Ela chegou a se mudar para Londres e conseguiu entrar na Academia Real de Dança. Mas, pouco tempo depois, uma lesão na coluna pôs fim às expectativas da jovem.
Impossibilitada de dançar por tempo indeterminado, Michelle começou a investir mais na carreira artística e passou a desfilar, concorrendo como miss pela Malária. Em 1983, ela chegou a ganhar o Miss Malásia e o Rainha do Pacífico.
Carreira no cinema
Foi após conhecer o Jackie Chan, com quem ela protagonizou um comercial, que Michelle começou a pensar em se tornar atriz.
A partir de então, ela acumulou vários no currículo. No entanto, a atriz pensava em sair da Ásia e sonhava com uma oportunidade em Hollywood.
Essa oportunidade chegou quando Michelle estreou o filme da Saga 007 – “O Amanhã Nunca Morre”, em que interpretou uma agente chinesa. Logo em seguida a atriz também participou do long O Tigre e o Dragão, que foi o grande responsável pelo reconhecimento dela no mundo!
Entre outros filmes de Hollywood, o vencedor do Oscar de melhor filme de 2023 “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi o que lhe rendeu seu primeiro papel de protagonista. Na comédia, ela é uma dona de lavanderia que precisa salvar o multiverso. O papel fez com que ela interpretasse várias versões da personagem, inclusive uma atriz que é especialista em artes marciais.
Leia mais notícias boas:
- Brendan Fraser ganha Oscar de melhor ator pelo filme ‘A Baleia’ e se emociona
- Oscar 2023: cinco animações para curtir com as crianças; veja quais
- Sean Penn entrega seu Oscar ao presidente da Ucrânia. Símbolo de fé e esperança
Próximos projetos
E Michelle já informou que não vai tirar férias!
Ela acaba de iniciar as filmagens do longa “Wicked”, o prólogo de O Mágico de Oz, que tem estreia prevista para novembro de 2024.
O filme será um musical e Michelle dividirá a telinha com a cantora Ariana Grande.
View this post on Instagram
Perdeu a premiação do Oscar 2023? Então confira o discurso de Michelle Yeoh:
https://www.youtube.com/watch?v=fnuAffxJQcY
Com informações de People.