Pelotão 21, se apresentar! O 38° Batalhão de Infantaria do Espírito Santo anunciou a criação do Pelotão 21, um agrupamento formado apenas por pessoas com Síndrome de Down. Ação é uma iniciativa que visa aumentar o respeito e a inclusão social pela causa.
O anúncio foi feito nas redes sociais do 38° Batalhão e recebeu uma chuva de apoio! Estavam presentes representantes do Exército e da Vitória Down (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo).
Os inscritos vão poder ter uma vivência dentro do Exército e conhecer o dia a dia da corporação, além de frequentarem cursos e atividades.
Capacitação
O exército fez questão de frisar que a capacitação do Pelotão 21 vai durar 3 meses, com atividades 1 vez por semana, no período da tarde. Os inscritos, ao longo do curso, vão adquirir noções de gestão de risco, segurança e civismo. Nenhum deles passará por nenhuma situação de risco, viu?
Marcelo Carone, embaixador da Vitória Down, comemorou a iniciativa!
“O 38° Batalhão e o Exército fazendo história com os nossos meninos”, afirmou. Marcelo agradeceu ainda a sensibilidade e visão do comandante Rodrigo Penalva, coronel responsável pelo 38°
Para Rodrigo, a ideia é uma grande ajuda na ideia de promover uma maior inclusão social de pessoas com Síndrome de Down.
“Nós achamos a ideia muito boa, muito forte. Uma mensagem muito importante de inclusão, respeito e amor. Achamos uma ideia muito bacana e necessária. Evidentemente aderimos de imediato e começamos as conversas para colocar na prática”, disse.
Os maiores detalhes do projeto ainda não foram definidos, mas as informações iniciais dão conta que a capacitação deve durar 3 meses, com início no segundo semestre de 2023.
Leia mais notícias boas
- Criança com Síndrome de Down comove ao consolar Jesus em Via Sacra
- Livro da 1a. professora com síndrome de Down já está à venda: fábulas de inclusão
- Jovem com Down tem reação linda ao receber 1º salário e viraliza. VÍDEO
Ficou interessado?
O Exército ainda não definiu o número exato de participantes do projeto. Aqueles que ficaram interessados, o comandante do 38° pede que façam contato no Instagram da Vitória Down.
Inspiração nos bombeiros
O projeto do Pelotão 21 é inspirado no Projeto Brigada 21, uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros e a Vitória Down.
Na ação, houve a formação de treze alunos em uma turma composta apenas de pessoas com Síndrome de Down.
Com informações de AGazeta e 38° Batalhão de Infantaria do Espírito Santo.