Já reparou que gente com fome fica irritada? O Mood Food, a comida e humor, é uma tendência mundial que começou no Japão e mostra que determinados alimentos nutritivos produzem neurotransmissores como adrenalina, dopamina e serotonina que mantêm o bem-estar.
Especialistas explicam que os alimentos que dão a sensação de felicidade e bem-estar têm uma quantidade de triptofano razoável na composição – um aminoácido precursor de serotonina.
É a serotonina, por exemplo, que contribui para o sono, conhecida como “hormônio do bem-estar”. Esses alimentos também têm e o triptofano, aminoácido fundamental na síntese de serotonina.
Quer saber quais são? Veja abaixo:
- Oleaginosas
Castanhas, nozes, amendoim, castanha de caju e do Pará são ricas no aminoácido e ajudam também os níveis de serotonina, podendo conferir a sensação de felicidade.
- Ovos
Os ovos possuem vitamina D, que pode ajudar a melhorar o humor. Para já começar o dia bem, que tal um ovo? Pode escolher a receita para o café da manhã.
- Abacate
É uma fruta rica em gordura monoinsaturada, que tem potencial anti-inflamatório e diversos nutrientes – entre eles a colina, que o organismo usa para regular o sistema nervoso e o humor.
Leia mais notícias boas
- Veja alimentos que aumentam imunidade ajudam a prolongar a vida
- Troque o mau humor pelo bom humor com 9 alimentos simples
- 17 alimentos simples para comer e queimar calorias. Coloque no cardápio!
- Banana
A banana é conhecida como ” fruta da felicidade” em alguns lugares do país. Além de ser fonte de carboidratos que estimulam a produção da serotonina, o alimento tem vitamina B6 –responsável por prevenir ansiedade e irritação.
- Grão-de-bico
O grão-de-bico é um ótimo alimento para estimular a felicidade. Além de possuir triptofano, a leguminosa também é rica em magnésio, composto que favorece o equilíbrio eletrolítico.
- Cacau
Saborear um chocolate tem seu valor e pode de fato nos deixar mais felizes. O cacau é uma fonte de magnésio e triptofano, que ajudam o organismo na produção da endorfina e serotonina. Os benefícios, normalmente, são causados por chocolates com maior teor de cacau.
- Café
O consumo da bebida, com moderação, está associado à diminuição do risco de depressão. Segundo estudo do National Institute of Health, tomar quatro xícaras diárias de café pode reduzir em 10% a chance de sofrer depressão.
Mood Food
O movimento mood food consiste em priorizar a ingestão de alimentos nutritivos que estimulam a redução do estresse. Nos últimos anos, as indústrias de alimentos e bebidas investem em oferecer soluções que atendam ao apelo do público.
Para pertencer ao movimento mood food, o alimento precisa ser saudável e nutritivo, conter vitaminas e sais minerais que estimulam os neurotransmissores citados.
A lista é maior do aqui relacionada incluindo ainda folhas verde-escuras, peixes, alimentos fermentados, frutas cítricas, frutas vermelhas, abacate, água de coco, pimenta vermelha, chá-mate, chá verde, além das fibras, que atuam na microbiota intestinal, a qual é responsável por cerca de 90% da serotonina circulante no corpo.
Neurotransmissores
Os neurotransmissores são elaborados, principalmente, a partir dos seguintes nutrientes: magnésio, vitamina C, vitaminas do Complexo B, como tiamina, niacina, vitamina B6, biotina, folato, vitamina B12, aminoácidos como triptofano, fitoquímicos antioxidantes.
Com informações do Health Harvard e Sebrae