Quatro filhotes de esquilo, deixados no campo perto de uma casa, foram temporariamente adotados por uma humana gentil. A adoção foi temporária, seguindo instruções de especialistas, até a mãe dos pequeninos retornar para resgatá-los.
Uma moradora de Otawa, no Michigan, nos Estados Unidos, achou no quintal da casa dela quatro filhotinhos de esquilos recém-nascidos. Foi aí que ela entrou em contato com o Out Back Wildlife Rehab Center, um serviço de atendimento a animais selvagens.
Os especialistas recomendaram que ela reunisse os quatro em um mesmo ambiente, depois os mantivesse aquecidos e por fim, em um local que a mãe pudesse vê-los e resgatá-los. A humana seguiu todos os conselhos.
A mãe
Suspeita-se que a mãe tenha se assustado com o barulho das árvores da região e procurou refúgio em outro local, sem condições de levar os filhotinhos.
Porém, seguindo os conselhos do Out Back Wildlife Rehab Center, os bebês esquilos foram colocados em uma caixa de presente, com um cobertor macio e uma almofada térmica embaixo.
Assim a família de humanos passou a observar e quando de repente a mamãe esquilo apareceu e correu para investigar a caixa.
De acordo com os relatos, a mãe esquilo parecia desconfiada, demorou um pouco para perceber que os bebês estavam aninhados na caixa quente, mas finalmente um por um ela os mudou para sua nova casa.
Para os humanos, a mãe permaneceu por perto e vigiando os bebês, retornando quando se sentiu mais segura.
Leia mais notícias boas
- Alerta de fofura! Fotógrafo registra amizade entre cachorros e animais silvestres
- Mais de 100 animais já foram resgatados no Litoral Norte de SP: ‘muita fome’
- “Veterinário de rua” trata de graça animais de pessoas sem-teto
Filhotes de esquilo
Nos Estados Unidos, o tipo mais comum é o esquilo-cinzento, nativo do leste e do centro-oeste do país e das províncias centrais do Canadá.
Esquilos-cinzentos podem se reproduzir duas vezes por ano, mas as mães mais jovens e menos experientes normalmente têm uma única ninhada por ano na primavera.
Na natureza, são alvos de predadores, como falcões, doninhas, guaxinins, linces, raposas, gatos domésticos, cobras, corujas e até cachorros.
Com informações de The Dodo