Dia do Beijo: sabia que beijar aumenta a imunidade e até ajuda a emagrecer?
Você já beijou hoje? Então olha que boa desculpa: 13 de abril, é o Dia do Beijo. Mais do que gostoso, beijar uma boca saudável provoca vários benefícios para o corpo humano, físicos e emocionais, sabia?
Além de demonstração de carinho e afeto, o ato de beijar pode ajudar a relaxar, cuidar da autoestima e de problemas psicológicos e até mesmo emagrecer! É o que revela um estudo feito na Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.
“O beijo proporciona uma série de benefícios importantes para a saúde, sejam físicos ou emocionais”, afirma Claudia Petry, pedagoga com especialização em Sexologia Clínica. Quer mais motivos para beijar? Veja abaixo a lista de vantagens que um beijinho bem dado possui!
Leia mais notícias boas:
- Sorria! Risadas fazem bem para a saúde física, mental e emagrecem!
- Programa Mais Médicos vira Mais Saúde para o Brasil e será relançado hoje
- Por que plantar ajuda a reduzir risco de câncer e melhora saúde mental? Veja!
1 – Reduz estresse
De acordo com dados do Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Science (AAAS), o beijo estimula a liberação de hormônios neurotransmissores como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar do indivíduo
Dessa forma, dar aquele beijão pode te ajudar a relaxar e esquecer os problemas.
“Quanto mais apaixonado for o beijo, mais hormônios são liberados. Além disso, estes neurotransmissores inibem o cortisol, hormônio ativado em momentos de estresse e que causa diversos malefícios ao organismo”, pontuou a psicóloga Mônica Machado.
2 – Aumenta libido
Com alguns aí já devem saber, beijar na boca está intimamente ligado ao desejo sexual. Em ambos os sexos, o beijo na boca libera testosterona, o principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual.
Então, na relação sexual, o beijo é um aliado para descontrair seu parceiro(a), além de ajudar o casal a ter uma melhor sintonia!
“Já a ausência ou escassez de beijos é um fator altamente relacionado à falta de orgasmo nas mulheres, à disfunção erétil e, consequentemente, à insatisfação sexual do casal”, alertou Claudia Petry.
3 – Dentes saudáveis
Dar aquele beijo gostoso também pode estimular a produção de saliva, eliminando as bactérias prejudiciais aos dentes, reduzindo também o acúmulo da placa bacteriana no dia.
Assim, os dentes ficam mais limpinhos! Bom que o próprio beijo ajuda o indivíduo a ficar com a boca saudável para poder beijar mais.
4 – Fortalece imunidade
Beijar também pode aumentar o desempenho do sistema imunológico, uma vez que as bactérias que normalmente circulam na troca de secreção e saliva são importantes para ajudar o organismo a ganhar mais resistência.
A troca de saliva pode auxiliar na criação de anticorpos e equilibrar as defesas imunológicas. Então, aproveite esse Dia do Beijo e mantenha sua imunidade alta hahaha!
5 – Ajuda a emagrecer
Durante aquele beijão de cinema o ser humano queima cerca de duas a três calorias por minuto. A perda de peso se dá pela movimentação dos 34 músculos faciais e dos 112 músculos relacionados à postura.
O beijo também provoca uma vasodilatação no corpo. Ou seja, o sangue flui mais rápido e o metabolismo ajuda a digerir as calorias. Mas não adianta trocar a academia pela balada, ouviu?
6 – Aumenta autoestima
Um bom beijo aumenta a produção de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor e do afeto, e da vasopressina, hormônio cuja ação está associada ao fortalecimento de vínculos afetivos.
Então, aproveite o dia e dê um beijo no seu amor para que ele se sinta mais desejado e feliz. Pode confiar!
7 – Diminui alergias
De acordo com um estudo de uma universidade japonesa, casais que se beijaram por mais de 30 minutos apresentaram menores níveis de IgE específica, uma proteína que desencadeia sintomas de alergia como espirros.
Viu só? Beijar traz inúmeras vantagens, então não perca a oportunidade de dar um beijo no seu amor.
Se não estiver com alguém, manda essa matéria para ele (a). Vai que o truque dá certo!
Não desista! Boa sorte!
Com informações de IBahia.