Brasília completa hoje 63 anos de pé, viva e democrática! A cidade que nasceu do sonho de Dom Bosco, da determinação de Juscelino Kubitschek, dos traços de Oscar Niemayer e Lúcio Costa e da força de anônimos foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
Desde o projeto da cidade planejada, muita história passou por aqui. Posses de presidentes da República, visitas de autoridades estrangeiras, manifestações e ataques.
Recentemente, o mundo se voltou para Brasília com perplexidade quando vândalos atacaram o coração da história do país em 8 janeiro: destruíram obras raras, violaram o berço do Poder – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Mas, outra vez, a cidade construída no meio do cerrado copiou a força da natureza, mostrou sua garra e sobreviveu… e a nossa democracia também!
Tudo lindo de novo!
Quem percorre os cartões-postais da capital federal nem de longe imagina a ameaça à democracia de três meses atrás. Tudo está lindo novamente e os golpistas que destruiram o patrimônio público vão pagar na cadeia.
O STF, Supremo Tribunal Federal, já formou maioria para tornar réus os primeiros 100 denunciados pelos atos golpistas. Se forem condenados, eles também terão de por a mão no bolso e pagar pelos estragos que fizeram. O mínimo, né?
Infelizmente, peritos buscam ainda reconstruir obras de arte e há situações muito delicadas que talvez precisem de anos. Mas hoje é dia de festa. E haverá uma série de shows gratuitos programados ao longo do dia porque a democracia tem de ser celebrada!
O formato de avião
Com o formato de um avião, Brasília planejada por Lúcio Costa lembra o sinal cruz: no centro, o Poder – Executivo, Legislativo e Judiciário. Por estar no planalto central com um relevo típico, a arquitetura foi toda adaptada.
Os prédios, no Plano Piloto, têm no máximo seis andares e, em algumas áreas até três. É uma forma de mostrar que o sol é para todos e pode ser visto de qualquer lugar, no céu maravilhoso de Brasília
A cidade tem um estatuto único no Brasil, que é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, D.C, nos Estados Unidos, e Camberra, na Austrália.
Leia mais notícias boas
- Perfil identifica golpistas do ato terrorista de Brasília e bate 570 mil seguidores em 24h
- A democracia do Brasil venceu, golpistas perderam: editorial
- Brasília faz 63 anos e comemora com atrações e shows gratuitos
A cidade
Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, Brasília vai além de ser a sede dos Poderes. Uma imensa população, que não é integrante da classe política, faz a cidade viver e mora ao redor da capital.
São 33 regiões administrativas que formam o Distrito Federal inclusive em muitas delas há áreas bastante pobres, como a comunidade do Sol Nascente, considerada a maior comunidade do Centro-Oeste.
Brasília também é a maior cidade do mundo planejada no século XX.
Tem o quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina, causando certa confusão sobre o nível econômico da região.
É preciso lembrar que apenas no Congresso Nacional há 513 deputados federais e 81 senadores, o que contribui para estes dados.
Na capital estão ainda 127 embaixadas estrangeiras e uma estrutura associada para dar apoio às sedes dos órgãos federais que estão em Brasília – a terceira capital do país, depois de Salvador e Rio de Janeiro terem sido sedes do poder no passado.
Só Notícia Boa em Brasília
Toda essa história construída no papel e inaugurada há 63 anos pelo então presidente JK tem que ser comemorada com festa e orgulho!
E nós do Só Notícia Boa, que nascemos em Brasília há quase 12 anos, nos unimos nesse 21 de abril para te dar um grande abraço e desejar que seu museu a céu aberto e seu povo sejam inspiração para o um Brasil mais igualitário, justo e democrático!
Parabéns, Brasília!