Novas espécies de árvores com frutos comestíveis são descobertas no Rio
A natureza se supera! Duas novas espécies de árvores que produzem frutos comestíveis foram descobertas no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Maricá, no Rio de Janeiro. A descoberta é uma novidade e tanto para a biodiversidade brasileira! Além dos frutos, as árvores têm flores lindas.
A Eugenia delicata e Eugenia superba, batizadas de uvaia-pitanga e cereja-amarela-de-niterói, foram encontradas em uma área de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente, o Inea.
Os responsáveis pela pesquisa foram pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em conjunto com profissionais do Jardim Botânico do Rio.
Ameaçadas de extinção
Só encontradas nos municípios de Niterói e Maricá, as duas novas espécies estão ameaçadas de extinção. A uvaia-pitanga tem cerca de seis exemplares espalhados ao longo do parque, enquanto a cereja-amarela-de-niterói conta com três.
“As unidades de conservação assumem um papel de protagonismo na proteção dos patrimônios ambientais fluminense e descobertas como essa comprovam que nosso trabalho tem sido bem-sucedido na missão”, comemorou vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
As pesquisas começaram em 2008, quando foram coletados exemplares das árvores ao realizar um inventário florístico no parque.
Em 2022, o grupo identificou que não se tratava de uma árvore catalogada! Com os dados em mãos, os pesquisadores publicaram um artigo científico, oficializando a descoberta no Rio de Janeiro.
Características
Ambas as espécies são árvores bem altas, de 12 a 15 metros de altura. A Eugenia delicata tem uma casca espessa e marrom-acinzentada, contando com folhas pequenas.
Já a Eugenia superba, tem troncos descamantes, que soltam placas finas e esfarelam ao tato.
As espécies também têm outra característica em comum, ambas produzem flores ornamentais e frutos comestíveis para humanos e fauna local.
Leia mais notícias boas
- A maior praia artificial do país será no coração do Brasil. Novo parque aquático!
- Nova York transforma maior lixão em parque e dá exemplo ao mundo
- Onça-pintada que não era vista desde 2017 aparece em parque do DF
O Parque
O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) é a primeira unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro.
Criado em 1991, a ação foi uma iniciativa a partir de mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários da região.
O Preset tem cerca de 3.500 hectares e está situado entre os municípios de Niterói e Maricá. Ao longo do ano, o parque recebe visitantes que vão atrás de trilhas e da mata nativa que só existem por lá.
Com informações de Inea.