Só Notícia Boa
Comercial

6 dicas para evitar comprar por impulso e se arrepender depois

Renata Dias
24 / 04 / 2023 às 09 : 05
Consumidor compulsivo ou não, uma das dicas é evitar comprar quando você estiver triste - Foto: gonghuimin468 / Pixabay
Consumidor compulsivo ou não, uma das dicas é evitar comprar quando você estiver triste - Foto: gonghuimin468 / Pixabay

Quem nunca comprou por impulso e se arrependeu depois? É preciso aprender a escapar das armadilhas  que fazem a gente comprar coisas que não precisamos realmente, que não vamos usar depois e ficarão jogadas em algum canto da casa.

Por isso separamos seis dicas necessárias e importantes para você se controlar na frente de uma promoção e evitar gastar dinheiro à toa. Vale inclusive para aplicativos de celular que ficam “atentando” a gente o tempo todo.

Consumidor compulsivo ou não, o importante é evitar comprar quando você estiver triste; ir às compras sozinho para evitar opiniões; e ter cuidado para não comprar sob pressão de uma festa ou evento. Veja abaixo as dicas para resistir às tentações do consumismo. E boa sorte!

Comercial

6 dicas para evitar comprar por impulso

  • 1- Não vá às compras quando estiver triste

Também é importante não ir ao shopping quando você está entediado ou triste. Isso pode te fazer consumir apenas para preencher uma lacuna emocional. Sem necessidade real do produto.

Em vez de ir às compras nesse momento, prefira uma companhia para conversar, tomar um café, lanchar, almoçar, jantar…

  • 2- Não compre por pressão

Evite comprar uma roupa ou qualquer produto apenas para uma determinada situação, como uma festa, por exemplo. Ao invés de esperar na véspera para perceber que não tem roupa, e correr para uma loja em busca de algo, fique atento!

É preciso ser realista sobre os tipos de ambientes que frequenta. Veja se aquilo que vai entrar no seu armário é de fato um item que você ama, e não algo que você adquiriu em um momento de pressão.

  • 3- Cuidado com promoções

De acordo com o Harvard Business Review, em uma situação estressante (como uma venda com peças únicas ou com preços muito baixos) é difícil tomar decisões ponderadas e racionais.

É por isso que tantas compras impulsivas acontecem em liquidações e promoções. Não significa que você tenha que evitar completamente as promoções, mas sim prosseguir com cautela.

Leia mais notícias boas

 

  • 4- Pagaria preço cheio?

Outra sugestão é você se perguntar se você pagaria o preço cheio daquele produto ou está levando apenas porque está barato.

Pense se realmente você necessita, se precisa mesmo daquele produto antes de fazer a compra.

  • 5- Faça lista de compras no celular

A paciência tem um papel interessante nas boas compras. Não é bom comprar às pressas, o risco de errar é maior.

Vale a pena fazer listas de compras no bloco de notas do meu celular e ir amadurecendo as escolhas sem pressa. Muitas coisas não passam pela triagem do tempo.

  • 6- Vá às compras sozinho

O ideal é ir às compras sozinho porque assim há menos chance de ser influenciado por alguém. Comprar para agradar um amigo ou amiga, não é a melhor alternativa porque passada a companhia, o produto vai ficar jogado em algum canto da casa sem utilidade.

A compra só deve ser feita se realmente te fizer feliz. Lembre-se disso: consumo consciente!

E boa sorte!

Ir sozinho às compras é uma das dicas para evitar consumir por impulso - Foto: Pexels / Pixabay
Ir sozinho às compras é uma das dicas para evitar consumir por impulso – Foto: Pexels / Pixabay

Com informações da revista Vogue

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial