Irmãos viram minigaris e fazem vizinhos ajudarem na reciclagem no Rio

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Irmãos viram minigaris e fazem vizinhos ajudarem na reciclagem no Rio
Os irmãos minigaris conseguiram fazer com que a reciclagem do bairro aumentasse e os moradores desenvolvessem uma maior consciência sobre a coleta seletiva. Foto: Reprodução/Lucas Tavares / O Globo

Dois irmãos, de 6 e 7 anos, viraram os minigaris no bairro onde moram e estão inspirando outros moradores! Curiosos pela reciclagem, os meninos passaram a ajudar com frequência os profissionais que trabalham no caminhão de coleta dos resíduos na rua e nas casas da região.

Eles levam o trabalho tão a sério que até ganharam uniformes iguais aos dos coletores! Ah, sim, com direito a boné e luvas. Os irmãos Bryan e Bernardo moram em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, e já viram a diferença que o trabalho deles está proporcionando na vida da comunidade.

“Antes, quando chovia, as ruas ficavam com o lixo boiando, e alguns pontos até alagaram. Agora isso não tem acontecido tanto. Os moradores estão mais conscientes, e os meninos com certeza contribuíram para isso”, afirmou Mario Luiz, tio e padrinho dos meninos.

Trabalho com segurança

Os irmãos minigaris tem foco no material que pode ser usado para reciclagem e o trabalho dos garotinhos, três vezes por semana, acontece com toda segurança.

“Eles recolhem papelão, garrafas PETs e jornais. Os garis não os deixam pegar outras coisas devido aos riscos. Eu sempre vou junto, acompanhando e tomando todo o cuidado para que eles não se machuquem”, afirma Mario 

Os dois moram com os tios e o pai, e aprenderam desde cedo a importância da coleta seletiva. Eles trocaram as fantasias de super-heróis pelos tradicionais uniformes laranjas dos trabalhadores da Comlurb, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana.

Ficaram famosos

O sucesso foi tamanho que os dois irmãos saíram no site da prefeitura do Rio!

Após um vídeo anônimo dos dois vestidos de gari coletando lixo na Rua do Arminho, em Bangu, os meninos ficaram famosos e foram parar nas páginas municipais.

O que começou como uma brincadeira hoje já se tornou um grande coletivo de reciclagem.

O padrinho, que está todo orgulhoso dos meninos, disse ainda que a coleta seletiva no bairro ficou muito mais organizada, o que ajuda o trabalho dos garis.

Leia mais notícias boas

Viraram inspiração

Com a ação dos meninos, os moradores do entorno têm despertado uma importância sobre a separação do lixo, alguns até deixam o material reciclável na parte da casa de Bryan e Bernardo!

Mario Luiz afirmou ainda que os dois queridos pelos profissionais da Comlurb estão mobilizando a comunidade para ajudar.

“Nossos vizinhos sabem que eles amam brincar de gari e já deixam um saquinho separado […] Eles conhecem os dois e adoram quando eles chegam. A empolgação das crianças com a coleta cativa todo mundo”.

A Comlurb vem promovendo diversos encontros com os “amiguinhos da limpeza urbana”, onde as crianças têm a oportunidade de conversar com os garis e aprender mais sobre coleta seletiva na cidade.27

Planos para o futuro

Apesar dos irmãos amarem a profissão, eles têm outros planos para o futuro.

“Bryan quer jogar futebol, e o Bernardo segue querendo ser biólogo”, afirmou o tio.

Durante o "trabalho", os dois irmãos se divertem bastante e chamar a atenção dos moradores, que despertam para uma maior atenção na hora da coleta seletiva. Foto: Reprodução/(Agência O Globo).

Durante o “trabalho”, os dois irmãos se divertem bastante e chamar a atenção dos moradores, que despertam para uma maior atenção na hora da coleta seletiva. Foto: Reprodução/Lucas Tavares (Agência O Globo).

Com informações de O Globo.