Enem tem histórias de conquistas de sonhos e realizações. A hora é agora!
Muitas são as histórias de conquistas e realizações pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A hora é agora! As inscrições vão de 5 a 12 de junho, as provas ocorrem daqui seis meses. Pela pontuação, estudantes têm acesso a vagas em cursos superior em todo país. São jovens e adultos que conseguiram realizar o sonho de fazer faculdade.
O Só Notícia Boa reuniu aqui alguns exemplos de quem fez o Enem e hoje é universitário como um dia imaginou. Você que está em dúvida, não pense duas vezes! As provas são 5 e 12 de novembro ainda dá tempo de estudar e tentar!
As provas do Enem são aplicadas em dois domingos seguidos, em todos os estados. O tempo de prova é de cinco horas e meia. No primeiro domingo, as provas são de linguagens, redação e ciências humanas. No segundo domingo, as avaliações são de matemática e ciências da natureza.
Histórias
Enfrentando todos os tipos de adversidades, como falta de dinheiro e distância, em fevereiro, a estudante Rilary Manoela Coutinho, 18 anos, foi avaliada como aluna nota 1000 no Enem.
Moradora de Itapiranga, a 340 quilômetros de Manaus (AM), Rilary foi aprovada para Engenharia Civil, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como sempre quis! Por pouco não conseguiria a vaga, mas uma rede de solidariedade se formou e ela conseguiu.
Carol Nobre, que fez crochê para poder estudar Medicina. Ela conseguiu 920 pontos na redação no Enem e passou em 1º lugar em Medicina na UFJ, Universidade Federal de Jataí, em Goiás. (foto abaixo)
Feliz da vida com a conquista, ela dedicou a vitória aos pais, que sempre a apoiaram e aprenderam a lidar com o autismo da filha.
Helder dos Santos Lima, de 19 anos, filho de uma professora e um porteiro, contou a origem da família humilde, na qual muitos não tiveram acesso aos estudos, sendo este o maior estímulo para ele sempre se dedicar e sonhar grande.
O estudante obteve a nota máxima em redação, que é um diferencial imenso para ele conseguir entrar em uma universidade.
Os alunos com nota mil se reuniram para comemorar. Os estudantes são da escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém. Como eles conseguiram? Os estudantes participaram de um projeto com a professora Ione Franco, que os fez reescrever o mesmo texto dezenas de vezes até conseguirem os melhores resultados.
Exterior
O Enem também dá oportunidade para que deseja estudar no exterior.
Já pensou em usar o Enem para estudar na Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais do mundo? Sim, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é possível ingressar no curso dos sonhos!
A chance de estudar em Portugal, em uma das universidades mais antigas da Europa, criada no século XIII existe. É preciso se candidatar e , uma vez aprovado, basta seguir as exigências pedidas pela instituição.
Inscrições
Clique aqui para saber como se inscrever no Enem 2023, ainda dá tempo!
Em 2022, 3,4 milhões de estudantes se inscreveram no exame, mas somente 2.490.880 fizeram a prova – 2.458.504 no modo impresso e 32.376 online.
O Estado com menor índice de presença foi o Amazonas, onde 56,8% dos inscritos realizaram o exame. Em São Paulo, 73,9% dos inscritos compareceram à prova. As informações são do Ministério da Educação.