A corrida pela tão sonhada vaga no ensino superior vai começar! O edital com os detalhes do Enem 2023, o Exame Nacional do Ensino Médico, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), determina que as inscrições sejam feitas de 5 a 16 de junho.
A inscrição para participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 será realizada pelo endereço on-line do Inep, entre o dia 5 de junho e as 23h59 do dia 16 de junho. As provas estão marcadas para 5 e 12 de novembro, dois domingos seguidos.
O Enem tem taxa de inscrição de R$ 85,00. Para aqueles que pediram isenção da taxa de inscrição e tiveram o benefício indeferido, o recurso deve ser feito até a próxima sexta-feira (12).
Isenção da taxa
Com os resultados dos pedidos de isenção da taxa de manutenção da prova divulgados nesta segunda-feira(8), o Inep publicou um edital específico para tal.
Quem conseguiu isenção na edição do Enem, do ano passado, e não compareceu nos dois dias de provas, precisa justificar a falta para poder participar da edição de 2023 gratuitamente. Basta clicar aqui O resultado do recurso pode ser conferido na página do Inep.
Para fazer as inscrições, de 5 a 16 de junho, os interessados deverão buscar a página específica do Enem no Inep.
Enem 2023: regras
As provas estão marcadas para 5 e 12 de novembro, dois finais de semanas seguidos.
Nos dias de provas, a abertura dos portões será às 12h com fechamento às 13h.
As provas se iniciam às 13h30, terminando às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo, sem direito à prorrogação.
O gabarito vai ser divulgado no dia 24 de novembro e os resultados com as notas ficam disponíveis para os estudantes no dia 16 de janeiro de 2024.
Leia mais notícias boas
- Enem tem histórias de conquistas de sonhos e realizações. A hora é agora!
- Estudante brasileiro pode usar Enem para estudar na Universidade de Coimbra, Portugal
- Aluna nota 1000 na redação do Enem ganha apoio e vai conseguir estudar
O Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem é a prova que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, além de ser a porta de entrada para o ensino superior.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), são iniciativas que usam a nota dos candidatos no Enem como critério de seleção para preencher vagas nas redes pública e privada do país.
Outra ação que usa a nota do Exame é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, que garante bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.
Quer estudar em Portugal? O Enem te ajuda! Os resultados individuais no exame também podem ser usados para processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
As informações completas do Enem 2023 estão disponíveis no edital do exame.
Com informações do Inep.