Brasileira cria negócio com pratos típicos da culinária africana. Já experimentou?
Você já comeu pratos típicos da culinária africana? Nem eu! Por isso, uma jovem brasileira, de 18 anos, cansada da falta desses pratos em restaurantes, decidiu criar o prórpio negócio no ramo. A ideia deu tão certo que até finalista de prêmio ela já foi.
A startup Ipanu, palavra de origem Iorubá, que significa “alimentar-se”, foi criada por Luiza Oliveira, moradora de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Nas escolas a gente só aprende sobre a parte da escravidão e não é dito mais nada sobre a cultura africana […] “Nossas amigas brancas sempre tiveram a oportunidade de ir jantar com suas famílias de origem italiana em um restaurante […] e a gente nunca teve essa oportunidade” , lembrou Luiza, que toca o projeto com mais duas amigas”.
O cardápio diferenciado
O cardápio do Ipanu tem seis pratos e todos têm preço único de R$ 24,90. Os clientes interessados podem escolher quais desejam para seus eventos.
Entre os mais procurados estão o Bobotie, Kingklip, Moamba de Galinha e o Nyama Choma.
O Bobotie é um prato sul africano, que consiste em um suflê de maçã com carne moída e frutas cristalizadas. Já o Kingklip é da África do Sul, e sofreu adaptações pelo fato de sua receita original ser preparada com um peixe encontrado apenas no litoral sul-africano.
A Moamba de Galinha é muito típica de Angola, feita com purê de batata doce e galinhada preparada no azeite de dendê.
A Nyama Choma vem lá do Quênia, e é um dos pratos mais procurados pelos clientes. Comida com as mãos, a Nyama é a carne de carneiro grelhada e servida com saladas e molhos.
Como começou
Luiza lembra que tudo começou quando ela e as amigas participaram de um curso de culinária da Rede Calábria e a partir daí, deram os primeiros passos na formalização do negócio.
As jovens fizeram pesquisas e a partir daí decidiram quais seriam os pratos oferecidos pela empresa.
Em fevereiro, a iniciativa das meninas foi finalista de uma premiação nacional!
Hoje a Ipanu ainda não tem um espaço físico, mas está presente em feiras e coquetéis com os pratos típicos de países africanos.
Leia mais notícias boas
- Gênio brasileiro da Inteligência Artificial fundou startup que vale quase R$ 5 bi
- Startup faz casa rápida e barata usando garrafas pet. Impressão em 3D
- Startup brasileira cria filé de peixe em laboratório! Alimento sem abate animal
Prêmio e busca por investimento
A startup de culinária africana criada pelas jovens amigas foi finalista da edição de 2022 do Prêmio Jovens Visionários Prudential.
Ao todo no Brasil foram 112 inscritos e a Ipanu ficou entre os oito projetos finalistas do prêmio!
Agora, as 3 amigas estão em busca de captar mais recursos para expandir a iniciativa Ipanu. Elas querem abrir um espaço físico.
“Estamos em busca de algum investimento para a gente ter um espaço físico onde as pessoas possam visitar a gente”.
Apostando em outra frente, Luiza e suas amigas também lançaram um novo produto: a Cesta Afrocentrada!
Com chás, molhos, sucos, pães e doces, as meninas querem levar um pouquinho da gastronomia africana para as casas dos brasileiros.
Se você gostou da iniciativa e quer apoiar, ou comprar essas delícias da Ipanu, entre em contato pelo telefone (51) 985519337.
Elas também atendem pelo Instagram!
Veja o vídeo
Ver esta publicação no Instagram
Com informações de Projeto Calabria e Jornal NH.