Gatinhos selvagens em extinção são encontrados por trilheiros na floresta
Um registro único! Uma ninhada rara com cinco gatinhos selvagens da espécie Felis silvestris silvestres, de origem escocesa, que está em risco de extinção, foi encontrada por dois trilheiros que caminhavam por um parque.
Eles fotografaram os bebezinhos e as imagens estão correndo o mundo, cativando pela doçura.
O gato selvagem escocês é um dos animais mais emblemáticos do país, mas também um dos mais ameaçados. Segundo especialistas, a extinção é provocada também pela endogamia (acasalamento) com gatos selvagens de outra espécie e domésticos, além da perda de habitat.
A mãe
A mãe de primeira viagem Talla deu à luz a ninhada em Wildcat Wood em Highland Wildlife Park, em 2 de abril, e os gatinhos ainda aguardam o primeiro exame com o veterinário para determinar os sexos.
A descoberta da ninhada de gatos selvagens foi feita por trilheiros que estavam no Parque Nacional de Cairngorms.
Um homem percebeu que o bichinho tinha “navalhas em miniatura” e brincou que a pequena criatura deveria ser um gato selvagem escocês. Ele tinha razão! Ambos comunicação à direção do parque e o resgate dos filhotes foi feito.
Os novos gatinhos estarão expostos para visitação pública, ao contrário de outros gatos selvagens que fazem parte de um projeto de criação.
Leia mais notícias boas
- Gatinhas dão à luz juntas e se revezam para cuidar dos filhotes. Que amor!
- Setenta anos depois, nascem filhotes de guepardos ameaçados de extinção. Vídeo
- Gatinha abandonada tem filhotes em teto de escola, vira xodó e é adotada por todos
Já estão brincando
Com cinco semanas de idade, os filhotes estão explorando os recintos e brincando em cima das caixas de plástico e madeira que formam sua toca.
Os bebês ainda não têm nomes. Mas os funcionários estão escolhendo.
“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a cinco gatinhos selvagens escoceses nascidos da mãe Talla e do pai Blair em 2 de abril”, disse Keith Gilchrist, gerente de coleção de animais do Highland Wildlife Park.
Segundo Keith, a gatinha mãe é bastante dedicada.
“Esta é a primeira ninhada de Talla e ela está levando a maternidade de forma brilhante e sendo muito atenciosa. Os gatinhos estão indo muito bem e estão ficando mais confiantes a cada dia.”
A funcionária está encantada com os filhotes.
“Foi fantástico vê-los ficando curiosos sobre os arredores e começando a explorar sua casa em Wildcat Wood com Talla ao seu lado.”
Com informações do Good News Network e SWNS