E essa idosa que viaja 70 quilômetros para ir à escola e realizar o sonho de estudar? A distância é grande, mas a força de vontade e a determinação maiores ainda! Nada desanima esta senhorinha de 77 anos.
Dona Francisca da Silva é de Mosqueiro, interior de Belém, e todas as terças, quartas e quintas ela pega um ônibus até a Paróquia dos Capuchinhos, região central de Belém, onde fica a escola.
“Já estou há muito tempo aqui, parei meu estudo na 8ªsérie. Ia fazer o segundo grau, mas adoeci e não continuei estudando. Já aprendi muita coisa aqui, sempre peço saúde para a professora continuar nos ajudando”, disse a estudante veterana.
Trajeto
De Mosqueiro, cidade onde Dona Francisca mora, até Belém, a viagem dura próximo de 1h30, mas ela mesmo assim participa toda semana!
No local, funciona o projeto social Casa do Pão que associa aulas de alfabetização, artesanato, alimentação e atendimentos médicos. Os serviços são gratuitos, e a ação sobrevive com a ajuda de voluntários e doações.
O trajeto preocupa a família, mas a idosa não se deixa vencer pela pressão dos parentes.
Progredindo
Dona Francisca está super feliz com o progresso que vem apresentando. Ela já tem conseguido fazer algumas contas de matemática, algo que tinha muita dificuldade.
“Para mim, isso é muito importante. Quando eu chego aqui parece que eu estou em casa, somos uma família, todo mundo é unido”, disse a vovó.
A senhorinha participa do projeto social A Casa do Pão, na Igreja dos Capuchinhos. E ela adora estudar.
“No dia que eu não venho para cá, fico doidinha em casa. Se eu paro, eu adoeço. Quando vou para casa, a minha filha diz que se preocupa de eu andar sozinha, mas nunca aconteceu nada, chego bem”, afirmou a vovó.
Leia mais notícias boas
- Cãozinho sem dono vê estranho descer de um ônibus, o segue e ganha abrigo
- Vovô apaixonado de 96 anos leva flores para amada de 90 no aniversário. VÍDEO
- Vovó brasileira de 71 conquista medalha em travessia marítima em Portugal
Casa do Pão
A Paróquia dos Capuchinhos atende aproximadamente 250 idosos.
O projeto social não tem apoio do governo e sobrevive com dificuldades.
As atividades que os voluntários realizam com os idosos envolvem compras de diversos materiais, o que acaba gerando custos altos para a casa.
Todas as ações no projeto servem para ajudar os idosos a estimular a memória e o corpo para evitar doenças, como o Alzheimer.
O projeto fica localizado na avenida Conselheiro Furtado, n° 3320, entre José Bonifácio e Castelo, no Pará.
Com informações de O Liberal.