Duplinha Big Bang: conheça as irmãs cientistas mais jovens do Brasil!
Essas duas irmãs são as cientistas mais jovens do Brasil e estão arrasando na internet com vários experimentos científicos. Ciência fácil, simples e sem mistério. Que orgulho: detalhe elas ainda estão no Ensino Fundamental e têm menos de 15 anos. Elas foram aceitas na Academia Brasileira de Jovens Cientistas. Conheça as irmãs Big Bang!
Beatriz, de 13 anos, e Isabella Toassa, de 12, são irmãs e moram em Aldeia da Serra (SP). Respectivamente, no 8° e 7° ano do Ensino Fundamental, as duas são multi -medalhistas nas Olimpíadas Científicas e do Conhecimento.
Tanto conhecimento fez com que fossem aceitas na Academia Brasileira de Jovens Cientistas (ABJC). Para as entusiastas do ensino, a educação muda vidas e transforma o futuro!
Educação transforma
O que Beatriz e Isabella querem, além de divulgar o conhecimento científico, é serem exemplos para outras crianças em um mundo onde cada vez mais nos ocupamos com redes sociais.
Elas já tem mais de 181 mil seguidores no Instagram e todo mundo fica curioso pra saber qual vai ser o novo experimento que as duas vão mostrar!
Com os vídeos que as duas postam na internet, elas esperavam poder ajudar crianças a consumirem um conteúdo que pudesse se somar muito na educação delas.
“Poder incentivar outras crianças a gostarem de ciência é um privilégio. A nossa meta é levar informação para cada vez mais pessoas”, disseram as duas.
O sucesso é grande, em fevereiro de 2023 a Dupla Big Bang atingiu 3 milhões de pessoas!
Academia Brasileira de Jovens Cientistas
O “aceite”, confirmação de ingresso, na Academia Brasileira de Jovens Cientistas, que tornou Beatriz e Isabella as cientistas mais jovens do Brasil, deixou as duas muito felizes.
“Pra gente é um orgulho extremo, nos sentimos muito felizes em ajudar outras crianças que talvez não tenham muitas oportunidades na área da ciência”, disseram.
A Dupla Big Bang fez ainda questão de deixar um recado super bacana pra você, cientista mirim que está começando agora.
“Acreditem nos seus sonhos e persistam, vocês podem ser tudo que quiserem!”.
Premiações
Apaixonadas por tudo que envolve ciência, as duas também acumulam premiações em Olimpíadas do Conhecimento no país.
Beatriz já foi campeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia de 2020 e prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (2020) e Olimpíada Nacional de Cicências (2021).
A irmã Isabella não também não deixou por baixo, foi prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (2021) e ganhou o prêmio de Cientista Cidadã promovido pela Nasa, MCTI e IASC em 2021 e 2022.
Visita à Nasa
Em outubro de 2022 um grande marco na carreira das jovens pesquisadoras, elas foram convidadas para conhecer a Nasa, a agência espacial norte-americana!
No vídeo, publicado no Instagram das irmãs cientistas mais jovens do Brasil, as duas aparecem nas instalações da Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos. Será o futuro local de trabalho delas?
“Dentro do KSC pudemos conhecer um pouco do trabalho da Kscia Space, que recebe jovens para uma imersão de 1 semana na Nasa”, comentaram as irmãs.
Leia mais notícias boas
- Própolis melhora imunidade de pessoas com HIV, descobrem cientistas brasileiros
- Cientistas descobrem barreira do cérebro: protege contra inflamações!
- Cientistas criam tímpano artificial para pessoas com lesões voltarem a ouvir
Experimentos
O que as duas gostam mesmo de fazer são experimentos. No Instagram e TikTok tem milhares!
Em um dos vídeos as irmãs mostram como um ovo pode ser sugado para dentro de uma garrafa depois de aumentar a pressão.
Outro vídeo super legal é onde elas mostram um balão enchendo sozinho com gás carbônico gerado por uma reação química.
Beatriz e Isabella têm diversos outros quadros, como o Hábitos que Transformam, onde elas trazem especialistas para falar sobre hábitos que podem mudar sua vida.
Mas o queridinho das duas é o mesmo Programa Tem Ciência Aqui, onde elas visitam escolas para promover e despertar em outras crianças e adolescentes o interesse pelo aprendizado.
Gente, incrível essas duas né? Tão novas, tão comprometidas com a ciência e sempre buscando divulgar todo o conhecimento que aprendem.
Beatriz e Isabella, parabéns por fazerem a diferença na vida de tanta gente, ainda veremos vocês brilharem muito!
Veja um pouquinhos das cientistas fazendo ciência no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo abaixo, as duas mostram um experimento com equilíbrio de fogo em uma vela de cera.
Ver essa foto no Instagram