No lugar certo, na hora certa! Dois enfermeiros, que estavam voltando de férias a bordo do avião, salvaram a vida de um passageiro, de meia-idade, em pleno voo. O comandante da aeronave pediu ajuda porque havia um passageiro que estava desacordado e precisando de cuidados de emergência.
Emily Raines, de 28 anos, e Daniel Shifflett, de 31, voltavam de Bahamas, no voo de Fort Lauderdale para Baltimore, nos Estados Unidos, quando ouviram o apelo do comandante e não pensaram duas vezes.
“Nós apenas olhamos um para o outro”, disse Emily, que há 10 anos é enfermeira. “Eu podia ouvir o pânico na voz do comissário de bordo”, lembrou Daniel, que atuou na enfermagem por cinco anos e depois seguiu para área de finanças, sem nunca ter esquecido a primeira carreira.
Primeiros Socorros
Os enfermeiros disseram ter encontrado o homem – cujo nome foi preservado – com o rosto roxo-azulado e sem pulso. Ele passou mal, depois de três horas de voo e ficou inconsciente. Os enfermeiros aplicaram as manobras de recuperação cardiorrespiratória (RCP).
Emily e Daniel colocaram o passageiro no piso da aeronave e ali fizeram mais compressões no tórax. Eles utilizaram um equipamento médico para abrir as vias aéreas do homem.
Após 15 minutos, o passageiro começou a dar sinais de recuperação: os batimentos cardíacos reapareceram, havia pulso e ele abriu os olhos, fazendo os primeiros movimentos. Que sufoco!
“Foi difícil de fazer porque estávamos no meio de um corredor de avião, que é muito estreito”, disse Daniel. “Havia algumas pessoas que definitivamente estavam tentando ajudar”, lembrou.
Emocionados, os namorados relembram o que viveram. “Foi muito impressionante”, disse Emily. “Estava muito confiante de que poderíamos dar o melhor atendimento possível naquela situação”, disse Daniel. “Ver os olhos dele abertos foi incrível”, acrescentou Emily.
Leia mais notícia boa
- Bombeiro à paisana salva menino engasgado com enroladinho na escola. VÍDEO
- Homem salva bebê em carrinho desgovernado rumo a avenida movimentada. Vídeo
- Tratamento de médico brasileiro salva paciente com câncer em fase terminal
Em recuperação
Depois dos primeiros socorros, o passageiro foi levado para o hospital e segue em recuperação. Segundo os enfermeiros, a mulher do homem disse que ele provavelmente passou mal “devido aos baixos níveis de oxigênio”.
Emily e Daniel mantêm contato com a família do passageiro que se diz eternamente agradecida. “Não posso agradecer o suficiente por salvar a vida [dele]”, afirmou a mulher para os enfermeiros. “Não há palavras.”
Segundo a mulher do passageiro, ele passa bem e foi liberado para ir para casa.
No hospital em que Emily trabalha, em Baltimore, os colegas se dizem orgulhosos do que ela e Daniel fizeram.
“Estamos muito orgulhosos de Emily e de sua resposta rápida durante esta emergência, e estamos felizes em saber que o cavalheiro está bem”, disse Angie Feurer, diretora de enfermagem do GBMC HealthCare.
Um caso de amor e destino
Namorados desde 2018, Emily e Daniel se conheceram enquanto trabalhavam no Sheppard Pratt, um hospital psiquiátrico em Towson, Maryland. Dali para frente não se largaram mais.
Resolveram, então, passar as férias nas Bahamas e estavam retornando para casa. Tentaram mudar de voo duas vezes, sem sucesso. Impressionante. Amor e destino juntos!
“Graças a Deus tudo funcionou”, comemorou Emily, que diz não conseguir esquecer os 15 minutos de agonia porque passaram. Para Daniel, impossível imaginar o que ocorreria, se as manobras no passageiro não tivessem sido feitas. “Não tenho certeza do que teria acontecido”, concluiu Daniel.
Com informações do The Washington Post.