Que tal comemorar o mês do orgulho viajando para um dos cinco melhores destinos turísticos LGBTQIA+ do Brasil?
Os critérios de seleção incluíram programações específicas e atendimento. As cidades vencedoras são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília.
Esse público representa hoje 1 em cada 10 viajantes no mundo e 15% de todo o faturamento do setor, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Os 5 destinos
No país não faltam opções de destinos com roteiros, festas, atrações e muita diversidade para a comunidade.
O governo federal organizou um guia de “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” e essas cinco cidades vem seguindo à risca o que é trabalhado na cartilha!
A seguir, veja os 5 melhores destinos no Brasil para o público LGBTQIA+.
- São Paulo
Não podia começar diferente, né? São Paulo é a cidade que acontece a maior parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, com estimativa de público próximo de 4 milhões de pessoas em 2022.
Além disso, São Paulo tem um museu específico para a comunidade, o Museu da Diversidade Sexual, que tem muita história, memória, arte e desenvolvimento de pesquisas.
O espaço tem entrada gratuita e é um ótimo lugar para refletir e dialogar sobre a diversidade sexual.
Se você busca agitação, as boates Tunnel, Blue Space, Gambiarra, ABC Bailão e Bofetada Club são opções com festas temáticas, shows e diversas celebridades.
- Rio de Janeiro
O Rio atrai mais turistas pelas belezas naturais de praias e morros. A cidade também oferece barracas LGBTQIA + em Ipanema e Copacabana, onde o público costuma se reunir para aproveitar os dias ensolarados.
A Cidade Maravilhosa também tem boates focadas na diversidade, como a Galeria Café, La Cueva e o Pipper Club.
- Belo Horizonte
Belo Horizonte vem se consolidando cada vez mais como um dos destinos preferidos do público LGBTQIA+.
Palco de diversos festivais que misturam música, arte e diversidade, a cidade se consolidou no ramo do turismo no Brasil.
Se você visitar BH, dê um pulinho na região da Savassi, local onde há uma grande concentração de bares e boates da comunidade.
- Florianópolis
A Ilha da Magia também está no nosso roteiro! Se você quer praia, a Praia do Rosa, que fica a 1h30 do centro da cidade, promove o evento Gay Surf Brazil, um campeonato de surf focado para o público LGBTQIA+.
Florianópolis também tem espaço para agito e diversão, como o bar Jivago Social Club, que proporciona uma experiência única de karaokê.
Leia mais notícia boa
- Melhores destinos LGBTQIA+ do mundo estão na América do Sul, diz pesquisa
- Nelson Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões a Lewis Hamilton por racismo e homofobia
- Papa Francisco fala abertamente sobre sexo, aborto e LGBTQIA+ com jovens
Brasília
A capital do país também tem diversas atrações para a comunidade.
O Brasília Orgulho é a parada do orgulho em Brasília, que reúne uma multidão pela Esplanada dos Ministérios, um dos cartões-postais da cidade .
Brasília também tem diversas casas noturnas e museus, repletos de histórias e momentos importantes do Brasil.
Guia turistas LGBTQIA+
O guia com dicas para atender bem turistas LGBTQIA+ é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
A Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008) prevê como um dos objetivos da Política Nacional de Turismo, democratizar e propiciar o acesso ao turismo do País, para todos os segmentos populacionais.
O guia traz conceitos básicos sobre identidade de gênero e orientação sexual, além de leis contra a discriminação.
O documento também mostra que ao atender um cliente LGBTQIA+ não há a necessidade de presumir uma intimidade exagerada ou fazer piadas ou comentários preconceituosos.
Lembrando que homofobia é crime previsto na Lei 7.716/89, tá?