Disco voador é realidade e o da China fez seu primeiro voo. Vídeo

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Disco voador é realidade e o da China fez seu primeiro voo. Vídeo
Os pesquisadores querem usar o disco voador elétrico produzido na China para passeios e ações de publicidade. Foto: Reprodução/Shenzhen Pages.

Eles existem! Um disco voador fabricado na China realizou seu primeiro voo de teste no último dia 3. Nem está no ar e o “objeto não identificado” é um sucesso. Impossível para quem passa pelo sul do país, na região de Shenzhen não dar uma olhadinha mais de perto na máquina!

Não se trata de fato de um OVNI, mas sim um eVTOL, um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Os testes foram comandados por profissionais das universidades Beigang University e Northwestern Polytechnical University.

O veículo é pequeno, cabendo apenas uma pessoa, mas sua potência chama atenção. O eVTOL pode alcançar até 200 metros de altura e 50 km/h, tudo isso em voos de no máximo 15 minutos.

Já chegou o disco voador

O disco voador feito na China é todo construído de dutos com seis orifícios, cada um equipado com duas pás de hélice, totalizando 12.

Esse eVTOL tem esse formato não à toa. Ele foi projetado para que tenha uma alta estabilidade e segurança com propulsão distribuída igualmente.

Todo o teste foi realizado durante um evento e não houve falhas ou acidentes. Fabricado pela empresa Shenzhen UFO Flying Saucer Technology há mais de três anos, o disco elétrico também pode pousar na água.

Tecnologia empregada

O uso de eVTOL não é novo e tem impulsionado o mercado de investimentos porque eles podem ser solução, nos últimos anos, para emissões de poluentes e descongestionar o trânsito.

Limpar as grandes cidades que todos os dias apresentam quilômetros de engarrafamento, é um dos desafios dos gestores públicos.

Grandes montadoras também estão cada vez mais investindo e expandindo para as áreas de sustentabilidade. No início deste ano, o X2, carro voador da XPeng, se tornou o primeiro eVTOL tripulado a receber uma licença de voo na China.

Leia mais notícias boas

Futuro

Se você imaginava carros voadores para o futuro, acertou!

Agora, com os primeiros testes de sucesso, os pesquisadores avançaram ainda mais em tornar o veículo voador o menos poluente possível.

Além disso, eVTO é para ser uma tecnologia fins recreativos e promocionais.

Os testes agora vão se expandir e aumentar para passeios para famílias e ações publicitárias.

 

A empresa responsável pela tecnologia, disse que o tempo máximo de voo é de 15 minutos e pode atingir 200 metros de altitude. Foto: Reprodução/Reuters.

A empresa responsável pela tecnologia, disse que o tempo máximo de voo é de 15 minutos e pode atingir 200 metros de altitude. Foto: Reprodução/Reuters.

Com informações de GZ e Tribuna Online.