Veja se você tem dinheiro a sacar do PIS/Pasep. Trabalhadores de 1971 a 1988
Será que você tem dinheiro para sacar de saldo de cotas do PIS/Pasep? A estimativa é que cerca de 10,5 milhões de trabalhadores têm este direito e podem não saber. São profissionais que trabalharam com carteira assinada na iniciativa privada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988.
Existem R$ 25,4 bilhões de PIS Pasep parados porque as pessoas não sabem que têm direito ao saque. A consulta e retirada poderão ser feitas até o dia 5 de agosto.
Todos os participantes cadastrados no Fundo PIS Pasep que têm saldo de cotas podem realizar o saque integral dos valores. Se titular estiver morto, o saldo da conta pode ser resgatado pelos dependentes ou sucessores, conforme a lei. Veja abaixo como fazer.
Quem cuida do quê
O PIS é de responsabilidade da Caixa que libera os valores para os trabalhadores com carteira assinada.
O Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil que libera os valores para os servidores públicos.
Porém, a Caixa Econômica Federal ficou encarregada de distribuir as cotas do PIS Pasep para trabalhadores do setor privado e também para os servidores públicos.
A distribuição é feita desta forma porque o Fundo PIS/Pasep foi extinto e seus recursos foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Leia mais notícia boa
- PIS/Pasep. Veja se você já pode sacar seu dinheiro
- Bolsa Família tem reajuste e pela 1ª vez supera a casa do R$ 700; Veja!
- Governo autoriza 4.436 vagas em concursos públicos para 2023
Como fazer
A consulta e retirada poderão ser feitas até o dia 5 de agosto pelo aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS).
Os beneficiários não precisam comparecer às agências bancárias.
Atenção:
- É possível solicitar o saque no próprio aplicativo, selecionando a mensagem “Você possui saque disponível”, e clicando em “Solicitar o saque do PIS Pasep”.
- O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.
- Na opção de crédito em conta, o saldo será creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo algum.
- Se a documentação estiver regular e o trabalhador tiver direito ao saque, após indicar sua conta de preferência no app FGTS, o valor será depositado na conta bancária informada em até cinco dias úteis.
E atenção: a Caixa, vai liberar em breve, novos saques referentes ao PIS/Pasep 2023 para trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada, por pelo menos 30 dias, em 2021.
Com informações do Portal Brasil