SUS tem tratamento gratuito contra tabagismo e dependência em nicotina
Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) vão oferecer tratamento gratuito para o tabagismo e a dependência de nicotina. A ideia é reduzir o número de fumantes no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Cabe agora às secretarias estaduais e municipais iniciarem a implementação do programa.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 12,8% da população brasileira é usuária de derivados do tabaco. São cerca de 25 milhões de brasileiros, sendo a maioria é de homens.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) foi criado pelo Ministério da Saúde e vai articular uma rede envolvendo ações educativas e promover ambientes livres da fumaça do fumo.
Usuários no Brasil
Além dos fumantes ativos, há 9,2% fumantes passivos, nome dado a aquelas pessoas que convivem com fumantes em mesmo ambientes e acabam por inalar a fumaça tóxica.
Um dado ainda mais preocupante é o da Organização Mundial de Saúde (OMS), que levantou 443 mortes por dia no país em decorrência do tabagismo.
Esses números assustam, mas o governo acredita que irão diminuir com a implantação do novo programa.
Leia mais notícia boa
- SUS vai tratar doenças com cannabis em SP. Veja quais
- Exoesqueleto que ajuda cadeirante andar chegará ao SUS por SP
- SUS vai combater doenças raras com novo laboratório
O PNCT
Atuando em três eixos além de articular no SUS uma rede de tratamento contra o tabagismo, o PNCT vai atuar no cuidado integral, educação e vigilância.
A coordenação nacional será feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), enquanto a implementação do programa em áreas regionais ficará a cargo das secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Uma das ações da iniciativa é prevenir a iniciação ao tabagismo e proteger pessoas da exposição à fumaça, evitando o consumo passivo.
O Programa Nacional Contra o Tabagismo também vai contar com a qualificação de profissionais de saúde, com o objetivo de fomentar ações educativas voltadas à população.
Na parte de vigilância, é atribuição do PNCT promover ações de monitoramento do consumo do tabaco e seus derivados no Brasil.
Com informações de Agência Brasil.